Notícia no detalhe
Projetos de escolas municipais recebem prêmio e vão para o Rio
Ao todo, foram selecionadas pela feira municipal quatro escolas. Os vencedores conquistaram o direito de participar com passagem, hospedagem e alimentação gratuita.
Alunos e professores das escolas de Campos que tiveram seus projetos selecionados entre os melhores na V Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação participaram na manhã desta terça-feira (21) da premiação na sede da Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Os vencedores conquistaram o direito de participar — com passagem, hospedagem e alimentação gratuita — da feira estadual, que acontece na cidade do Rio de Janeiro, no Cefet/campus Maracanã, neste sábado (25) e domingo (26).
— Muitos têm oportunidade, mas poucos sabem aproveitá-las e estes alunos souberam. A ciência é transformadora, nos instiga a sempre melhorar. Espero que eles levem esta experiência para vida e se aprimorem sempre mais — ressalta a coordenadora de Ciências da Smece, Carla Salles, destacando que entre os critérios utilizados na avaliação dos projetos se destacam: a inovação, a criatividade, a metodologia e a clareza.
Ao todo, foram selecionadas pela feira municipal quatro escolas (número limite, de acordo com o regulamento), sendo três da rede municipal e uma da rede estadual. Foram elas: E.M. Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, do Farol de São Tomé; E.M. Dr. Getúlio Vargas, de Tócos; E.M. Eloy Ornelas, de Vila Nova; a Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo; Entretanto, outra unidade estadual, o Ciep Nilo Peçanha, teve dois de seus projetos selecionados de forma independente.
Os trabalhos apresentados foram, respectivamente: “A contribuição da energia eólica para o desenvolvimento sustentável: em foco o Farol de São Thomé”; “Simulador de Tornados: um modelo para compreender”; “Purificação da água por eletrofloculação”; “Levantamento dos custos de produção no processamento de banana desidratada na agroindústria familiar”. O Ciep Nilo Peçanha disputará os trabalhos: "Promoção da MONGUBA como fonte nutricional" e "Extraindo essências com materiais de baixo custo".
Entre os alunos que tiveram projetos selecionados está Cristian Martins, da E.M. Dr. Getúlio Vargas, o primeiro estudante do Brasil a nomear um asteroide. “Participar da feira estadual é uma grande oportunidade. Nos impulsiona a querer ir cada vez mais longe, com mais interesse pela pesquisa”, confessa.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















