Notícia no detalhe
Black & Cia leva arte e debate ao Dia da Consciência Negra
O projeto Black & Cia realizou nesta segunda-feira (20), Dia Consciência Negra, uma programação especial no Museu Histórico de Campos, reunindo música, dança, desfile e debate sobre desafios e conquistas no mercado de trabalh
O projeto Black & Cia realizou nesta segunda-feira (20), Dia Consciência Negra, uma programação especial no Museu Histórico de Campos, reunindo música, dança, desfile e debate sobre desafios e conquistas no mercado de trabalho. A exposição fotográfica “Novos tempos na casa grande”, que faz uma releitura de roupas e moradias, antes, acessíveis para “sinhás” e “senhores”, mas inacessíveis para os negros. Black & Cia é um projeto que visa trabalhar a autoestima e o empoderamento da população negra.
- Negro não tinha direito à moradia e nem de vestir roupas finas e luxuosas. Isso era privilégio e direito dos brancos. No dia 13 de Maio deste ano, quis trazer uma reflexão desta abolição, com tantas facetas, mas que até hoje é observada devido às desigualdades sociais, porém, atualmente, existem muitos negros que hoje moram e vestem como querem. O Museu, na releitura, era a Casa Grande e os modelos negros senhores donos da casa e bem vestidos – explica Cida Chagas.
Durante o evento, também, houve apresentação de balé com o clássico Lago dos Cisnes, com a bailarina Andreia Marcolino. “Ela é exemplo de superação e, através da arte, encontrou um meio de se reinventar após um acidente. É uma apresentação emocionante, pois mesmo com as limitações que lhe foram impostas, ela seguiu em frente”, informa a coordenadora do projeto, Cida Chagas.
Apresentações de dança de Hip Hop e Stiletto com grupo de dança Black & Cia fizeram parte da programação, além de profissionais falando sobre desafios e conquistas no mercado de trabalho. A cantora Tamires interpretou a canção Sangrando, grande sucesso na voz de Gonzaguinha, junto ao músico Luiz Gustavo. O cantor Salvador dos Santos interpretou a música Pesadão, de Iza FT e Marcelo Falcão.
-Toda essa parte musical e de dança tem a produção da vice-coordenadora do projeto, Sandra Gomes, que faz excelentes trabalhos -, destaca Cida, lembrando que o evento foi encerrado com o desfile Reinventando a Vida - parte 2, com a temática Identidade Negra, onde cada modelo criou seu próprio look.
Para o vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Viny Soares, o evento foi uma grande oportunidade tanto para os jovens do projeto, que também tiveram acesso à programação do Museu, como as exposições sobre o ex-presidente Nilo Peçanha, como a exposição Olhares dos alunos da rede municipal, como para Museu, que recebeu um evento desta importância.
- É um momento histórico no qual o Museu abre suas portas para receber um grupo de jovens tão engajado em sua cultura e conhece a exposição do campista, negro, que ocupou o maior cargo do brasil, que é o de presidente da República, Nilo Peçanha. Pudemos falar do empoderamento e do racismo e unir isso tudo à oportunidade de estarmos levando os jovens para acompanhar a programação do museu -, explica o vice-presidente.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/10/2025 19:08:50 Encerramento da 27ª Semana do Servidor celebra a valorização de quem cuida
- 24/10/2025 17:45:02 Baile Preto & Branco encerra o mês do Idoso no Clube da Terceira Idade
- 24/10/2025 17:19:30 Semana do Servidor proporciona novos lares para cães e gatos
- 24/10/2025 16:42:04 Campos sedia Oficina Estadual de Apoio Estratégico em Saúde da População Negra
- 24/10/2025 16:28:37 Crianças da Apape recebem visita de artistas do Circo Vostok
Encerramento da 27ª Semana do Servidor celebra a valorização de quem cuida
2410 17h45Baile Preto & Branco encerra o mês do Idoso no Clube da Terceira Idade
2410 17h19Semana do Servidor proporciona novos lares para cães e gatos
2410 16h42Campos sedia Oficina Estadual de Apoio Estratégico em Saúde da População Negra
2410 16h28Crianças da Apape recebem visita de artistas do Circo Vostok
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















