Com o objetivo de estimular as mais variadas vocações do município, nesta segunda-feira (27), terá início a “Caravana Campos para Além dos Royalties” que segue a estratégia e o conjunto de propostas apresentadas pelo prefeito Rafael Diniz em seu Programa de Governo, no Plano de Metas da Gestão 2017/2020 e o Plano Plurianual 2018/2021. Serão implementados novos programas que visam o desenvolvimento em várias regiões do município, e ainda, geração de emprego, trabalho e receita, sem aumento de impostos, através de ações relacionadas aos setores de agricultura e pecuária; pesca e aquicultura, economia criativa, economia verde, economia solidária e inovação.
A primeira ação será no Solar Agroecológico, unidade de pesquisa da Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF), em Tocos, às 15h, para tratar da produção de alimentos orgânicos e formalizar plano municipal de Agroecologia. Ao todo, serão 12 atividades em 10 localidades diferentes do município para lançamento de novos programas e o fortalecimento de programas já existentes e implementados por instituições representativas do setor produtivo e pela Academia. As ações serão realizadas pelas secretarias, superintendências e pelos parceiros, como, por exemplo, Empresa Brasileira Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fórum AgroNorte, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater) e Sebrae.
De acordo com o superintendente de Planejamento, Marcel Cardoso, o município possui uma rede de centros de pesquisa que favorecem a implantação de projetos que visam o desenvolvimento do município e de instituições do setor produtivo.
- Todas as ações programadas na Caravana estão presentes no Programa de Governo do Prefeito Rafael Diniz e Plano Plurianual 2018/2021 e não oneram os cofres públicos. É uma caravana pelo desenvolvimento do município feita em parceria com instituições de pesquisa, que atuam há décadas em Campos, e possuem competências e credibilidade na realização dos programas, vamos atuar em parceria na realização das ações. Por exemplo, no distrito de Santa Maria, que já foi um polo produtor de tomate e onde já é desenvolvido projetos em parceria com a Embrapa, será lançado o Tomatec, projeto que incentiva o cultivo sustentável. No setor Ceramista, o projeto é a implantação de um laboratório de certificação para aumentar a qualidade e competitividade do produto no mercado, gerando empregos e renda no município, ou seja, o recurso dos royalties deveria ter sido utilizado para desenvolver o município, mas não houve esta preocupação por décadas. A Caravana vem com esta missão – explica o superintendente de Planejamento.
Locais e atividades programadas da Caravana:
1) Solar Agroecológico, em Tocos, dia 27, às 15h
2) Fundecam Agricultura Familiar, em Santo Eduardo, dia 28, às 10h.
3) Tomatec, em Santa Maria, dia 28, às 14h.
4) Programa Nascente, em Mata da Cruz, dia 29, às 9h.
5) Compre Mais Sebrae/Capacitação de Fornecedores, Centro, dia 30, às 9h.
6) Cooperativa de Trabalhadoras da Pesca, em Farol de São Thomé, dia 30, às 16h.
7) Fábrica de Mudas, no Parque Aldeia, dia 1, às 10h.
8) Casa do Empreendedor, no Centro, dia 1, às 15h.
9) Banco de Sementes, no Parque Prazeres, dia 2, às 9h.
10) Mais Peixe, no Parque Prazeres, dia 2, às 11h.
11) Certificação Cerâmica, no Horto, dia 4, às 10h.
12) Cidade Empreendedora, no Pq. Santo Amaro, dia 4, às 15h.