Notícia no detalhe
Técnicos do Fundecam em curso de Formação de Agentes de Crédito
O Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) está dando mais um passo para a implantação do Programa Municipal de Microcrédito (Fundecam Solidário). Quatorze servidores municipais efetivos participam do Programa de Formação de Agentes de Crédito (Profac), em Domingos Martins (ES), até quarta-feira (27). A diplomação vai acontecer no dia 4 de novembro, às 10h, no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, na sede da prefeitura.
- Esta capacitação é importante, porque os agentes municipais de empreendedorismo, na função de agentes de crédito, vão fazer o levantamento socioeconômico e o acompanhamento dos clientes. Eles são fundamentais para o sucesso do programa – ressalta o presidente do Fundecam, Eduardo Crespo, que também está participando do treinamento, iniciado na segunda-feira (18), junto com sua equipe administrativa.
Segundo Crespo, a meta é fechar 1.500 contratos até o final do ano que vem. O Fundecam Solidário é destinado a pessoas que têm um pequeno negócio formal ou informal, trabalham por conta própria, fazem parte de cooperativa ou associação produtiva ou são pequenos produtores rurais. O financiamento tem juros ate 0,5% ao mês e pode ser utilizado para capital de giro, investimento para compra de máquinas e reforma ou ampliação do negócio.
O valor do financiamento é de até R$ 15 mil, com prazo de até 24 meses para o pagamento. O programa vai financiar até 100% do investimento. Os interessados deverão procurar uma das seis Unidades Municipais de Empreendedorismo (Umes) que serão implantadas no município, do Farol de São Tomé a Santo Eduardo.
Capacitação – O treinamento dos 14 agentes municipais de empreendedorismo está sendo feito pela empresa Bastia e Xavier Consultoria Ltda, contratada após processo de licitação. Segundo a psicóloga Bianca Xavier, responsável pela seleção e pela capacitação dos agentes, a participação do presidente do Fundecam e de sua equipe administrativa é importante para o conhecimento da maneira como os agentes vão trabalhar, para orientar na gestão.
O consultor da empresa, José Francisco Bastia, diz que o objetivo da capacitação é fazer com que os agentes possam encarar o trabalho com satisfação, enfrentando as dificuldades e superando desafios. Durante o treinamento, estão sendo realizadas várias atividades, inclusive, o levantamento socioeconômico de clientes, com base do modelo implantado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).
Últimas Notícias adicionadas
- 10/06/2026 17:46:22 Saúde, Educação e Defesa Civil em mais um Enfrentamento às Síndromes Respiratórias
- 10/06/2026 17:27:00 "Vem pro Centro" movimenta o Calçadão com atrações especiais no Dia dos Namorados
- 10/06/2026 17:12:39 Fale Conosco mantém canal direto com a população com o IMTT
- 10/06/2026 16:35:25 Prefeito acompanha inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto em Donana
- 10/06/2026 16:00:56 Da inteligência artificial à robótica, jornada apresenta caminhos para a educação
Saúde, Educação e Defesa Civil em mais um Enfrentamento às Síndromes Respiratórias
1006 17h27"Vem pro Centro" movimenta o Calçadão com atrações especiais no Dia dos Namorados
1006 17h12Fale Conosco mantém canal direto com a população com o IMTT
1006 16h35Prefeito acompanha inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto em Donana
1006 16h00Da inteligência artificial à robótica, jornada apresenta caminhos para a educação
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Inscrições para o Processo Seletivo da Assistência Social até esta quarta-feira
5Parceria entre secretarias impulsiona cursos de costura e geração de renda
6Defesa Civil alerta sobre ressaca em Farol até a noite desta terça





















