Notícia no detalhe
Caravana: Cooperativa de Mulheres da Pesca é formalizada
Trabalhadoras receberam a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio).
A criação da Cooperativa de Mulheres Trabalhadoras da Pesca de Farol de São Thomé, com a posse da diretoria, foi formalizada na tarde desta quinta-feira (30), durante visita da “Caravana Campos para Além dos Royalties”, que realizou o quarto dia de ações pelo interior do município. A reunião foi no stand da Biblioteca Municipal, onde 15 das mais de 120 trabalhadoras do setor no balneário receberam a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio).
— A DAP e a condição de cooperativadas vão dar a essas mulheres uma série de direitos que elas não tinham por muitos anos trabalhando na informalidade. Dentre eles, direitos previdenciários, como Licença Maternidade e Aposentadoria, além da obtenção de créditos. Daí a importância de todas essas profissionais estarem se filiando à cooperativa e também dando entrada na documentação para obterem a DAP — explicou o superintendente municipal de Planejamento, Marcel Cardoso.
A formalização das trabalhadoras da pesca, antes chamadas de “marisqueiras”, é uma das medidas incluídas no Planejamento Estratégico da Superintendência Municipal de Pesca e Aquicultura, dentro do Plano de Governo do prefeito Rafael Diniz de diversificação e fortalecimento da economia. A proposta é reduzir gradativamente a dependência dos royalties do petróleo, fomentando atividades que possam gerar emprego e renda em todo o município, o de maior área em todo o município, com 4 mil km².
— Temos aqui em Farol trabalhadoras há mais de 30, 40 anos descascando camarão, filetando peixe e atuando em outras atividades do setor, sem qualquer tipo de benefício, enfrentando problemas, principalmente, na hora de se aposentar. A maioria nem consegue. Agora, aquela que estiver cooperativada, além de acesso aos direitos previstos em lei, terá o reconhecimento de sua atividade como profissão — esclarece o superintendente adjunto de Pesca e Aquicultura, José Armando Barreto.
Para a trabalhadora Silvia Mota, primeira presidente da cooperativa, deixar a informalidade é a realização de um sonho antigo, não apenas dela, mas de todas as companheiras de trabalho. “Agora vamos ter mais segurança, por exemplo, quanto a atendimento médico através da cooperativa. Também mais proteção quanto a equipamentos de proteção individual, como luvas, para evitar acidentes. E ainda cobrar nossos direitos aos frigoríficos, através dos contratos com a cooperativa”, afirmou Silvia.
— A criação da Cooperativa das Mulheres da Pesca é um marco para Farol de São Thomé, pois é a primeira do local. É um grande avanço para essas trabalhadoras, que passam a ter diversos direitos trabalhistas resguardados. Também os frigoríficos que contratarem os serviços da cooperativa poderão atuar mais tranquilos, pois não sofrerão ações por parte do Ministério do Trabalho — esclarece o superintendente de Aquicultura e Pesca, José Roberto Pessanha, o Betinho.
Antes de chegar a Farol de São Thomé, a “Caravana Campos para Além dos Royalties” já passou, a partir da última segunda-feira (27), por diversas localidades e distritos como: Santa Maria, Santo Eduardo, Espírito Santinho e Mata da Cruz, sempre levando ações e propostas para fomentar e alavancar a economia do interior a partir do incentivo às vocações locais.
Também participaram do evento representantes da Superintendência municipal de Trabalho e Renda, do Instituto Federal Fluminense (IFF), Emater e Porto do Açu.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/04/2026 14:01:44 CCZ apreendeu mais de 350 animais de grande porte entre 2025 e março deste ano
- 05/04/2026 13:50:11 Alunos de Psicologia do Isecensa conhecem projeto de cuidado psicossocial
- 05/04/2026 13:07:13 Aulas de violão no Palácio da Cultura começam na próxima segunda com grande procura
- 05/04/2026 11:32:21 Implantação de Lavouras com foco na Cafeicultura em palestra na próxima terça
- 04/04/2026 14:02:57 “Vem pro Lagamar” movimenta a praia de Farol neste Domingo de Páscoa
CCZ apreendeu mais de 350 animais de grande porte entre 2025 e março deste ano
0504 13h50Alunos de Psicologia do Isecensa conhecem projeto de cuidado psicossocial
0504 11h32Implantação de Lavouras com foco na Cafeicultura em palestra na próxima terça
0404 14h02“Vem pro Lagamar” movimenta a praia de Farol neste Domingo de Páscoa
0404 08h13Procissão do Senhor Morto marca tradição da Sexta-feira da Paixão
Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
2Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
3Dia D de Mobilização abre campanha de vacinação contra gripe sábado em Campos
4Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
5Prefeitura antecipa pagamento dos servidores em comemoração ao aniversário de Campos
6Regularização de RPA’s inicia com edital da Educação em cumprimento ao TAG do TCE




















