Notícia no detalhe
Índice de infestação do mosquito da dengue cai para 0,7%
O índice de infestação do mosquito da dengue em Campos caiu de 3,9%, no início de 2009, para 0,7% este mês. Os dados foram confirmados pela secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), com base no 4º Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti (LIRAa), realizado de 18 a 22 de outubro.
O Centro de Referência da Dengue (CRD) chegou a registrar 378 casos de dengue no mês de maio deste ano; mas, graças às ações de combate e prevenção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e outras medidas da secretaria municipal de Saúde, os números vêm caindo. Em julho, foram registrados 206 casos, enquanto em agosto foram 79. Já em setembro houve 29 casos. Até esta segunda-feira (25), o mês de outubro contabilizou 20 pessoas com a doença.
- Os índices do LIRAa expressam o resultado de um trabalho intenso e organizado do CCZ no controle e combate do mosquito transmissor da dengue. Continua sendo muito importante a participação da população no que diz respeito à eliminação dos focos de terrenos e imóveis. Quando todos estão unidos e responsáveis, o beneficio dos resultados também contempla a todos – ressaltou o secretário de Saúde, Paulo Hirano.
Ações pontuais - O LIRAa é uma espécie de mapa da dengue e contou com a participação de 450 agentes de combate. A vistoria aconteceu em cerca de 53 mil imóveis da área urbana da cidade, 20% dos 265 mil. O levantamento permite saber onde existe a infestação do mosquito e que tipo de foco predomina em cada região. Outros 2 levantamentos aconteceram em março e maio deste ano. O 3º foi feito em agosto, quando o município alcançou um índice de 1,2% - o menor do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o secretário, a meta era alcançar o índice de 1% até o final deste ano, mas o resultado foi atingido antes, através de diversas ações deflagradas que colaboraram para evitar uma epidemia, como a implantação do Prontuário Eletrônico da Dengue, campanha na mídia, aquisição de novos carros-fumacê, ampliação do CRD, troca do veneno para um mais potente, criação de sala de hidratação no CRD, mudança do protocolo de atendimento nas unidades de saúde públicas e particulares, Dia D e parcerias com a Postura Municipal, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Secretaria de Serviço Públicos.
Novo equipamento - O diretor do CCZ, César Sales, diz que o município vai adquirir novo equipamento de pulverização nos próximos meses para eliminar mosquitos. Trata-se do 8 Motofog, uma motocicleta que dispõe de termonebulizador acoplado. Ao invés de pulverizar o veneno, o aparelho o transforma em fumaça, alcançando uma maior radiação e eliminando não apenas o aedes aegypti, mas outras espécies de mosquito como borrachudos e pernilongos. “Cerca de 20% dos focos foram encontrados em depósitos móveis, como vasos e frascos com plantas e bebedouros de animais. Outros 18,5% são provenientes de depósitos fixos como calha, lage, ralos e sanitários em desuso”, disse Sales.
Últimas Notícias adicionadas
- 28/10/2025 16:02:31 Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
- 28/10/2025 15:23:32 Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
- 28/10/2025 14:49:49 Agricultura atua na recuperação de estradas em Farol de São Tomé
- 28/10/2025 14:24:03 Transparência e Controle realiza confraternização pelo Dia do Servidor
- 28/10/2025 10:58:07 Educação garante transporte de mais de 5 mil alunos na Semana de Ciência
Hospital Geral de Guarus representado no Simpósio Nacional de Cuidados Paliativos
2810 15h23Ceam é sede de evento pelo Outubro Rosa no Ceam nesta quarta
2810 14h49Agricultura atua na recuperação de estradas em Farol de São Tomé
2810 14h24Transparência e Controle realiza confraternização pelo Dia do Servidor
2810 10h58Educação garante transporte de mais de 5 mil alunos na Semana de Ciência
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















