Notícia no detalhe
Prefeitura vai expandir coleta de resíduos sólidos até novembro
A prefeitura vai sair na frente na aplicação da Lei da Política Nacional de Resíduos, sancionada recentemente pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Uma nova sistemática na coleta e uma nova usina de reciclagem entram neste novo cenário. A nova lei determina que o poder público, a sociedade civil organizada e as empresas são compulsoriamente obrigadas a adotar providências para expansão ou implantação da coleta seletiva do lixo nas cidades e áreas industriais. Para cumprir a norma, a secretaria de Serviços Públicos de Campos já planeja, em conjunto com a empresa concessionária dos serviços de limpeza pública, a Vital Engenharia, uma grande alteração na coleta de lixo de todo município, sendo a primeira cidade do estado do Rio a implementar a nova política de gestão de resíduos sólidos.
O secretário Zacarias Albuquerque informa que o planejamento, de acordo com as diretrizes dadas pelo prefeito Nelson Nahim, deve levar em conta a necessidade de inserir todos os bairros e distritos no programa de coleta seletiva. Ele ressalta que já vem fazendo reuniões com dirigentes de empresas geradoras de resíduos sólidos, como madeireiras, fábricas, transportadoras e outras, no sentido de despertar a responsabilidade de todos para a nova política de gestão de resíduos sólidos.
"O trabalho de recolhimento dos resíduos sólidos é importante para melhorar as condições do meio ambiente, e devemos levar em conta que todos nós, empresas, escolas, hospitais, comércio, estamos inseridos no meio ambiente. Para agilizar a coleta e otimizar a coleta de resíduos sólidos, como aparas de madeira, restos de papelão, plásticos, peças metálicas, etc, vamos fazer a coleta com caminhões compactadores, do mesmo tipo de veículos que atualmente recolhem o lixo doméstico", explica o secretário.
Zacarias destaca que para implantar o novo sistema de coleta em Campos, será adotado um programa que configura experiência positiva nas cidades paulistas de médio porte, no caso Campinas e Paulínia, bem como na cidade paranaense de Londrina (PR), também com porte e densidade demográfica semelhante a Campos.
O trabalho de triagem e destinação dos resíduos reaproveitáveis vão ser feitos na Usina de Reciclagem, que será inaugurada no Distrito Industrial de Guarus. “Estamos com carta branca do prefeito para dinamizar o novo serviço e o entendimento com a Vital Engenharia avança para que, até novembro, Campos já possa dar este passo na qualidade de um serviço público que já é diferenciado, pois Campos já figura como uma das mais limpas cidades do estado do Rio e, agora, será referência nesta política de gestão de resíduos sólidos, com um amplo e bem elaborado sistema de coleta seletiva que contempla toda a cidade, proporcionando assim melhor qualidade de vida para seus munícipes”, concluiu o secretário.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/12/2024 08:58:54 Saúde com esquema de vacinação nas semanas de Natal e Ano Novo em Campos
- 22/12/2024 13:07:31 Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
- 22/12/2024 12:55:03 Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
- 22/12/2024 12:28:31 Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
- 22/12/2024 09:30:34 Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
Saúde com esquema de vacinação nas semanas de Natal e Ano Novo em Campos
2212 09h30Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
2212 13h07Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
2212 12h55Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
2212 12h28Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro