Notícia no detalhe
Prefeitura vai expandir coleta de resíduos sólidos até novembro
A prefeitura vai sair na frente na aplicação da Lei da Política Nacional de Resíduos, sancionada recentemente pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Uma nova sistemática na coleta e uma nova usina de reciclagem entram neste novo cenário. A nova lei determina que o poder público, a sociedade civil organizada e as empresas são compulsoriamente obrigadas a adotar providências para expansão ou implantação da coleta seletiva do lixo nas cidades e áreas industriais. Para cumprir a norma, a secretaria de Serviços Públicos de Campos já planeja, em conjunto com a empresa concessionária dos serviços de limpeza pública, a Vital Engenharia, uma grande alteração na coleta de lixo de todo município, sendo a primeira cidade do estado do Rio a implementar a nova política de gestão de resíduos sólidos.
O secretário Zacarias Albuquerque informa que o planejamento, de acordo com as diretrizes dadas pelo prefeito Nelson Nahim, deve levar em conta a necessidade de inserir todos os bairros e distritos no programa de coleta seletiva. Ele ressalta que já vem fazendo reuniões com dirigentes de empresas geradoras de resíduos sólidos, como madeireiras, fábricas, transportadoras e outras, no sentido de despertar a responsabilidade de todos para a nova política de gestão de resíduos sólidos.
"O trabalho de recolhimento dos resíduos sólidos é importante para melhorar as condições do meio ambiente, e devemos levar em conta que todos nós, empresas, escolas, hospitais, comércio, estamos inseridos no meio ambiente. Para agilizar a coleta e otimizar a coleta de resíduos sólidos, como aparas de madeira, restos de papelão, plásticos, peças metálicas, etc, vamos fazer a coleta com caminhões compactadores, do mesmo tipo de veículos que atualmente recolhem o lixo doméstico", explica o secretário.
Zacarias destaca que para implantar o novo sistema de coleta em Campos, será adotado um programa que configura experiência positiva nas cidades paulistas de médio porte, no caso Campinas e Paulínia, bem como na cidade paranaense de Londrina (PR), também com porte e densidade demográfica semelhante a Campos.
O trabalho de triagem e destinação dos resíduos reaproveitáveis vão ser feitos na Usina de Reciclagem, que será inaugurada no Distrito Industrial de Guarus. “Estamos com carta branca do prefeito para dinamizar o novo serviço e o entendimento com a Vital Engenharia avança para que, até novembro, Campos já possa dar este passo na qualidade de um serviço público que já é diferenciado, pois Campos já figura como uma das mais limpas cidades do estado do Rio e, agora, será referência nesta política de gestão de resíduos sólidos, com um amplo e bem elaborado sistema de coleta seletiva que contempla toda a cidade, proporcionando assim melhor qualidade de vida para seus munícipes”, concluiu o secretário.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
- 10/09/2025 08:14:42 Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
1009 08h14Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
0909 18h41Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira