Notícia no detalhe
Exposição é atração no “Celebrando a Cultura Nordestina”
Fotografias, pinturas e esculturas permanecem no Museu Histórico de Campos até o dia 22.
Uma exposição com material da jornalista e fotógrafa Patrícia Bueno, do artista plástico Maycon Elioberto e do escultor Daniel de Lima, marcou na manhã desta terça-feira (12), a abertura do festival de forró “Celebrando a Cultura Nordestina”, que vai até esta quinta (14), no Museu Histórico de Campos, no Centro. As fotografias, pinturas e esculturas, que permanecerão na sala de exposição do museu até o dia 22, atraem a atenção de visitantes desde a abertura.
— Está sendo um verdadeiro sucesso. São trabalhos de três grandes artistas que formam um somatório perfeito ao retratarem a temática nordestina. As fotografias, as pinturas e as esculturas de barro contribuem imensamente com a temática, remetendo à cultura popular nordestina — afirma a gerente do Museu, Graziela Escocard.
São sete fotografias coloridas e em preto e branco de Patrícia Bueno, a maioria retratando apresentações de artistas, algumas tiradas especialmente para a exposição e outras de acervo próprio. O material foi emoldurado em material reciclado em formato de sanfona.
— Busquei imagens que pudessem retratar o universo colorido e envolvente do forró pé de serra. São registros que evidenciam, sobretudo, detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos aos nossos olhos. Há fotos de músicos em ação, detalhes dos instrumentos e outros elementos que remetem à cultura nordestina, que ganhou o mundo principalmente com a música do nosso Luiz Gonzaga — afirma a jornalista.
O artista plástico Maycon Elioberto colabora com 11 telas que remetem a variados ambientes e aspectos da cultura nordestina. O mesmo apelo emana das esculturas do pernambucano Daniel de Lima, que retrata em suas esculturas de santos de argila, a temática da religiosidade povo do Nordeste.
Patrícia Bueno acredita que o evento pelo Dia do Forró, nesta quarta (13), e a homenagem a Luiz Gonzaga, que faria 105 anos na data, não poderiam ser mais oportunos.
— O grupo Cordel de Planície já começa marcando pontos ao homenagear o Gonzagão, este grande artista brasileiro, cuja extensa obra é eterna. Uma honra participar deste início ao lado de dois artistas talentosíssimos como Maycon Elioberto e Daniel de Lima. Esperamos que as pessoas voltem suas atenções para o forró pé de serra e toda a diversidade que existe em nossa cultura popular — afirma.
Aberto nesta terça, o festival de forró “Celebrando a Cultura Nordestina” segue até esta quinta-feira (14), com extensa programação, na Praça do Santíssimo Salvador e Museu Histórico, incluindo oficinas da dança e de instrumentos musicais, feira de artigos nordestinos e shows com as 14 bandas do grupo Cordel da Planície, dentre outras atrações.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/12/2025 17:38:38 Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
- 19/12/2025 16:48:22 CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
- 19/12/2025 16:08:18 Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
- 19/12/2025 15:44:34 Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
- 19/12/2025 14:37:39 Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
1912 16h48CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
1912 16h08Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
1912 15h44Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
1912 14h37Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
6Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez




















