Notícia no detalhe
Festival de Economia Solidária com vasta programação até sábado
Evento começa nesta quinta-feira (14), na Praça do Santíssimo Salvador e no Museu Histórico de Campos.
Tudo pronto para o início do 4º Festival de Economia Solidária, que começa na manhã desta quinta-feira (14), a partir de 8h, e termina na noite de sábado (16), com programação variada, em uma parceria dos grupos envolvidos com o poder público municipal, através da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca). A proposta do evento, concentrado na Praça do Santíssimo Salvador e Museu Histórico Municipal, é mostrar o avanço no município das atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, a partir de grupos organizados sob a forma de autogestão.
— Construir parcerias com a Economia Solidária representa um grande avanço, por se tratar de um movimento legítimo e democrático. Além disso, é saber que nós, enquanto poder publico, estamos abertos ao diálogo de forma permanente com a população. Saber ouvir é demonstrar a vontade de construir políticas públicas que venham ao encontro dos anseios da população e, principalmente, trilhar uma caminhada pautada em um modelo de gestão compartilhada — destaca o presidente da CODEMCA, Vinícius Vieira.
Na Praça do Santíssimo Salvador, as atividades serão desenvolvidas em 20 tendas com representantes do poder público e dos segmentos produtivos envolvidos, com o Artesanato, a Agricultura Familiar, a Culinária, com destaque para os diversos tipos de doces e as cooperativas de reciclagem. Haverá ainda shows de variados gêneros.
— Todos os segmentos estarão representados. Nas barracas, teremos o rico e variado artesanato da nossa cidade, os famosos doces, dentre eles as compotas e o tradicional chuvisco; a comercialização de produtos da agricultura familiar e, na barraca da cooperativa de recicláveis Catasol, a troca de óleo de soja usado pela “eco-moeda social” — afirmou a secretária Executiva e coordenadora do Fórum de Economia Solidária, Simone Gonçalves.
O evento terá destaque também para as atividades no Museu Histórico, com o lançamento do Programa Aval Solidário, com créditos em condições especiais para a Economia Solidária, Palestra do Microcrédito, Plenária na sexta-feira (15) em comemoração ao Dia Nacional da Economia Solidária, além de diversas atrações musicais na praça, nos três dias.
— Consideramos fundamental a participação do poder público no apoio a esta importante forma de arranjo produtivo, que cresce em todo o país, em que as ações ocorrem de forma colaborativa, objetivando ao bem comum, em que o sucesso de um é o sucesso de todos. E a proposta é que o festival entre para o calendário oficial de eventos do município, divulgando e propagando esse conceito de economia — afirmou o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Sérgio Cardoso.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/09/2025 16:32:28 Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
- 08/09/2025 15:30:21 Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
- 08/09/2025 15:23:37 Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
- 08/09/2025 15:01:12 Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
- 08/09/2025 14:26:27 Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Quilombolas de Lagoa Feia e Sossego recebem ação para emissão do CAF
0809 15h30Abertas as inscrições para o Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência
0809 15h23Segunda dose da vacina contra dengue será aplicada a partir de terça-feira
0809 15h01Saúde inicia triagem de pacientes para mutirão de cirurgia bariátrica
0809 14h26Assistência Social participa de Seminário Vozes da Rua no Rio de Janeiro
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças