O superintendente de Planejamento, Marcel Cardoso, e o superintendente do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), Luiz Cláudio Vieira, se reuniram nesta segunda-feira (08), para discutir a implementação de uma plataforma de monitoramento de desempenho das ações do governo, contidas no Plano Plurianual (PPA) para o exercício do próximo quadriênio 2018-2021. O objetivo da medida é inserir informações sobre os programas e ações que os órgãos do governo elaboraram para que a população tenha acesso e acompanhe o andamento das ações contínuas e pontuais, através de uma ferramenta de análise de tempo, para facilitar o monitoramento do que está sendo realizado no município.
Segundo o secretário de Planejamento, Marcel Cardoso, um grupo de trabalho, formado pelas secretarias e superintendências municipais, será criado para elaborar essa plataforma de monitoramento do PPA. “Todas as ações que estiverem contidas no PPA, já aprovadas e publicadas no Diário Oficial, que surgiram através daquela construção de um orçamento participativo, estarão na plataforma. Dessa forma, a população e o governo irão poder monitorar o que está sendo feito ou não ao longo do período que o PPA foi apresentado. A própria superintendência de Planejamento fará o acompanhamento dessas ações, e junto ao grupo de trabalho, faremos o acompanhamento das inserções de informações cedidas pelas secretarias e superintendências, dessa forma, o prefeito, a vice-prefeita e a população poderão ter acesso ao que está sendo realizado nos órgãos do governo”, explicou Marcel.
Para o superintendente do Cidac, Luiz Cláudio Vieira, trata-se de um monitoramento dos indicadores referentes às ações de cada órgão do governo. Segundo ele, a iniciativa segue a política do prefeito Rafael Diniz em promover a integração entre os setores.
- Temos que inserir os dados do PPA e ordená-los por eixos ou metas para que esta plataforma seja alimentada pelo Planejamento, gerando gráficos de desempenho de cada secretaria – afirma.