Notícia no detalhe
Cavalhada de Santo Amaro será realizada na próxima segunda
Dentro da programação do padroeiro da Baixada Campista, evento tem quase 300 anos de tradição em Campos.
Com quase 300 anos de tradição, a Cavalhada de Santo Amaro acontece na próxima segunda-feira (15), dia do padroeiro da Baixada Campista, a partir das 15h. Ano após ano, doze cavalheiros vestidos de azul se posicionam em confronto a doze cavalheiros de vermelho e revivem uma batalha por território. A tradição que chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses continua viva em Campos, uma das únicas cidades do país em que a celebração resiste.
A primeira Cavalhada de Campos aconteceu em 1730, no Solar do Colégio, como relatou Alberto Lamego no livro “Terra Goitacá”. Com 288 anos, a tradição é transmitida pelas gerações. A dramatização da batalha é referência à reconquista de território na península Ibérica pelos cristãos — vestidos de azul — após 800 anos de dominação moura — representados pelas vestes vermelhas . Para os campistas, a Cavalhada faz referências mais íntimas e reforça a história afetiva de cada um junto ao distrito de Santo Amaro. Esse é o caso de Miguel Henriques de Carvalho que, desde a infância, assistia ao evento junto a seus pais.
— Sou filho daqui, de Santo Amaro. Desde criança assistia a Cavalhada junto a minha mãe e meu pai. Com 13 anos quis ser cavalheiro de Santo Amaro. Participei da encenação pela primeira vez naquele ano e continuo até hoje, com meus 69 anos de idade. A cada ano é um grande esforço manter esta celebração, mas também é o reforço de toda uma história e me sinto honrado de fazer parte dela — contou Miguel, que junto a mais quatro voluntários faz parte da comissão de organização da cavalhada.
A Festa de Santo Amaro continua na noite de domingo (14) com peregrinos que, tradicionalmente, saem do centro de Campos em direção ao distrito de Santo Amaro em uma caminhada de quase 40 quilômetros. Desde as 3h da madrugada são realizadas missas na igreja local para os devotos. A Cavalhada acontece durante a tarde e termina com os cavalheiros juntos na igreja. A festividade ainda conta com procissão às 18h30 e termina com o show do Padre Max Barreto, oferecido pela prefeitura de Campos, às 21h30.
Além do show, o poder público apoia o evento com suporte logístico, através da Superintendência de Entretenimento e Lazer, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Saúde, Superintendência de Postura, Limpeza Pública e Instituto Municipal de Trânsito e Transporte e (IMTT).
Programação Religiosa Festa de Santo Amaro
Dia 14/1 – 21h – Levantamento do mastro
Dia 15 – Dia de Santo Amaro
5h - Alvorada
3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 17 h – Missas
15h - Cavalhada
18h 30 – Procissão
21h - Show do Padre Max Barreto
Últimas Notícias adicionadas
- 03/07/2025 17:07:29 Títulos de posse das unidades do Novo Horizonte serão entregues no sábado
- 03/07/2025 15:54:55 Trianon recebe espetáculo “Gala Celebrate”, da Tríade Studio Coreográfico, na sexta
- 03/07/2025 15:16:11 Professores da rede municipal participam de oficina sobre Impressão 3D no IFF Guarus
- 03/07/2025 13:51:49 Arquivo Público Municipal recebe visita da Fundação Casa de Rui Barbosa
- 03/07/2025 10:19:28 Agricultura Familiar: Casa do Produtor realiza análises de água e solo
Títulos de posse das unidades do Novo Horizonte serão entregues no sábado
0307 15h54Trianon recebe espetáculo “Gala Celebrate”, da Tríade Studio Coreográfico, na sexta
0307 15h16Professores da rede municipal participam de oficina sobre Impressão 3D no IFF Guarus
0307 13h51Arquivo Público Municipal recebe visita da Fundação Casa de Rui Barbosa
0307 10h19Agricultura Familiar: Casa do Produtor realiza análises de água e solo
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Prefeitura convoca profissionais aprovados no concurso do PSF de 2008
3Edital para o programa Criança Feliz é publicado
4Último final de semana da 12ª Bienal do Livro de Campos terá vasta programação
5Transporte Universitário: recadastramento e cadastros a partir de terça
6Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi