Notícia no detalhe
Pré-matrícula da rede municipal termina nesta sexta-feira (12)
Até o momento, mais de cinco mil pessoas já procuraram as secretarias das unidades, que estão funcionando em período integral.
Termina nesta sexta-feira (12) o período de pré-matrícula da rede municipal de ensino. Os interessados em disputar vaga em uma das 239 unidades devem ir à escola ou creche pretendida com toda documentação necessária e com uma listagem de outras três instituições de ensino de preferência. Até o momento, mais de cinco mil pessoas já procuraram as secretarias das unidades, que estão funcionando em período integral, nesta semana, para a realização da pré-matrícula: das 8h às 17h pra escolas que atendem dois turnos e de 8h às 19h, nas escolas que funcionam em três turnos.
A efetivação da matrícula dos alocados será de 24 a 31 de janeiro. Até este mesmo período será divulgada a listagem dos encaminhamentos e transferências. O resultado de todo o processo será publicado na unidade escolar em que o candidato se inscreveu. As aulas terão início no dia 1º de fevereiro. Para este ano letivo a secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Smece) implementou um novo sistema de matrícula, que conta com maior número de informações dos estudantes e seus responsáveis, além de um sistema de enfileiramento, no qual os cadastros são ordenados por critérios sócio-econômicos. Os mesmos critérios serão utilizados para fim de desempate.
— Além da documentação, a lista das outras três unidades escolares de preferência é primordial, pois, caso uma das unidades escolhidas não possa atender, o aluno será alocado em outra da lista ou na mais próxima. Os critérios utilizados visam priorizar àqueles que, diante de uma perspectiva de justiça social e política pública de qualidade, realmente precisam da vaga na rede municipal — destaca a gerente de Matrícula da Smece, Tereza de Cássia Daibes Glória
A portaria nº 22/2017 da Smece com as considerações, critérios e documentos necessários foi publicada no Diário Oficial do município em 06/10/2017 (AQUI) , entretanto, os prazos foram alterados, vigorando os fixados em publicações posteriores. Entre a documentação e informações exigidas para candidatos ao Ensino Fundamental estão: certidão de nascimento, CPF, RG do candidato e do responsável legal; informação a respeito da necessidade educativa especial, se houver, constante em laudo médico; rede de Ensino de origem; endereço completo e telefone; se o candidato possui irmão(s) em unidade da rede municipal, a qual deseja ingressar, discriminando-a; três opções de unidades escolares distintas.
Para se candidatar às vagas nas creches as informações e os documentos necessários são: Nome completo do candidato à vaga e do responsável legal; Número do CPF do candidato à vaga; Número de Identificação Social no Cartão Cidadão (NIS); Dados constantes na Certidão de Nascimento e no comprovante de residência; Número do Cartão Nacional de Saúde (CNS - Cartão do SUS); Registro Sanguíneo; Número de telefone fixo e/ou móvel; Indicação de até três opções de creches;
Economia - A reorganização do sistema de matrículas e gerência escolar foi uma conquista da Educação. A Smece passou a realizar com equipe própria, o trabalho que antes era feito por uma empresa e gerava despesa mensal de R$ 300 mil. A secretaria concluiu que o sistema anterior não atendia de forma plena e desenvolveu, por conta própria, um trabalho técnico para organizar as ações da secretaria.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/01/2025 11:49:30 Inscrições para oficinas produtivas do CRAS Farol são prorrogadas
- 09/01/2025 11:36:44 Serviços Públicos nos preparativos para 292ª Festa de Santo Amaro
- 09/01/2025 09:31:39 Publicada lista de alunos encaminhados para continuidade na rede municipal
- 09/01/2025 09:09:20 Guarda Civil Municipal realiza fiscalização em pontos de carga e descarga
- 09/01/2025 08:36:59 Programas de residência médica da FMS aprovados pelo Ministério da Educação
Inscrições para oficinas produtivas do CRAS Farol são prorrogadas
0901 11h36Serviços Públicos nos preparativos para 292ª Festa de Santo Amaro
0901 09h31Publicada lista de alunos encaminhados para continuidade na rede municipal
0901 09h09Guarda Civil Municipal realiza fiscalização em pontos de carga e descarga
0901 08h36Programas de residência médica da FMS aprovados pelo Ministério da Educação
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira