Notícia no detalhe
Rosinha em rádios e Tvs chama população para ato pró-royalties
Divulgar a mobilização que será realizada na próxima quinta-feira (4), às 16h, na Praça São Salvador, em Campos, dentro da campanha “Royalties para quem produz” e convocar a população para participar da manifestação. Este foi o objetivo da prefeita e presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), Rosinha Garotinho, ao percorrer várias emissoras de rádio e TV na manhã desta sexta-feira (25).
Na quinta-feira (24), durante reunião com prefeitos da região, vereadores, secretários e sociedade civil organizada, todos decidiram paralisar as atividades neste dia para chamar a atenção de toda sociedade, da justiça e das autoridades para os impactos socioeconômicos que a aprovação da emenda do deputado Íbsen Pinheiro vai trazer para 90 dos 92 municípios do Rio de Janeiro. A emenda prevê a redistribuição dos royalties para mais de cinco mil municípios da federação. Enquanto isso, municípios fluminenses perderiam, em média, de 70% a 90% do orçamento.
Durante as entrevistas, a prefeita convocou toda população a participar do movimento na próxima semana. “ Gostaria de convocar todos para participar na próxima quinta-feira, dia quatro, deste grande movimento em defesa dos royalties. Não existe bandeira partidária. A bandeira é Campos e espero todo mundo lá. Hoje (25), já recebemos o apoio de empresários de ônibus”, disse a prefeita, que esteve nas rádios e TV Litoral; Rádio Diário e 97 FM; Difusora e as emissoras Inter TV Planície e Record, dentro do programa Balanço Geral.
A prefeita explicou, ainda, que a situação é muito grave porque, se a emenda passar no Congresso, os municípios produtores sofrerão uma grande injustiça e se transforarão em uma “Serra Pelada”. “Mas, não é só o poder público que perde. A cidade, em geral, também perde porque estes recursos vão deixar de circular. Projetos estruturantes, como a construção de casas populares; o Bairro Legal, que está em sete comunidades; a passagem social e muitos outros projetos vão acabar. Só vamos ter recursos para a folha de pagamento”, disse a prefeita.
Ela lembrou que tudo que era possível fazer já foi feito e alertou que o caminho, agora, não é favorável para a região. “Na Câmara dos Deputados, nós vamos perder porque não temos maioria e, no Senado, também”, destaca a prefeita, lembrando que, durante a reunião de quinta-feira, o representante da Firjan/Macaé, Francisco Navega, sugeriu fechar a BR-101. Na reunião, todos ficaram temerosos em relação a um eventual veto do presidente Lula, depois que a emenda for aprovada no Congresso, o que também poderá ser derrubado posteriormente.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/12/2024 22:10:51 Prefeito inaugura obras do Chafariz Belga da Praça Quatro Jornadas
- 23/12/2024 16:15:09 Prefeito recebe representantes dos hospitais filantrópicos e contratualizados
- 23/12/2024 16:05:25 Limpeza intensificada no Centro por conta das festas de final de ano
- 23/12/2024 15:20:13 Alunos do curso de Formação da Guarda Municipal iniciam estágio nas ruas de Campos
- 23/12/2024 15:04:34 Secretarias promovem formatura de 199 alunos de cursos livres e oficinas
Prefeito inaugura obras do Chafariz Belga da Praça Quatro Jornadas
2312 16h05Limpeza intensificada no Centro por conta das festas de final de ano
2312 16h15Prefeito recebe representantes dos hospitais filantrópicos e contratualizados
2312 15h20Alunos do curso de Formação da Guarda Municipal iniciam estágio nas ruas de Campos
2312 15h04Secretarias promovem formatura de 199 alunos de cursos livres e oficinas
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro