Notícia no detalhe
Rosinha em rádios e Tvs chama população para ato pró-royalties
Divulgar a mobilização que será realizada na próxima quinta-feira (4), às 16h, na Praça São Salvador, em Campos, dentro da campanha “Royalties para quem produz” e convocar a população para participar da manifestação. Este foi o objetivo da prefeita e presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), Rosinha Garotinho, ao percorrer várias emissoras de rádio e TV na manhã desta sexta-feira (25).
Na quinta-feira (24), durante reunião com prefeitos da região, vereadores, secretários e sociedade civil organizada, todos decidiram paralisar as atividades neste dia para chamar a atenção de toda sociedade, da justiça e das autoridades para os impactos socioeconômicos que a aprovação da emenda do deputado Íbsen Pinheiro vai trazer para 90 dos 92 municípios do Rio de Janeiro. A emenda prevê a redistribuição dos royalties para mais de cinco mil municípios da federação. Enquanto isso, municípios fluminenses perderiam, em média, de 70% a 90% do orçamento.
Durante as entrevistas, a prefeita convocou toda população a participar do movimento na próxima semana. “ Gostaria de convocar todos para participar na próxima quinta-feira, dia quatro, deste grande movimento em defesa dos royalties. Não existe bandeira partidária. A bandeira é Campos e espero todo mundo lá. Hoje (25), já recebemos o apoio de empresários de ônibus”, disse a prefeita, que esteve nas rádios e TV Litoral; Rádio Diário e 97 FM; Difusora e as emissoras Inter TV Planície e Record, dentro do programa Balanço Geral.
A prefeita explicou, ainda, que a situação é muito grave porque, se a emenda passar no Congresso, os municípios produtores sofrerão uma grande injustiça e se transforarão em uma “Serra Pelada”. “Mas, não é só o poder público que perde. A cidade, em geral, também perde porque estes recursos vão deixar de circular. Projetos estruturantes, como a construção de casas populares; o Bairro Legal, que está em sete comunidades; a passagem social e muitos outros projetos vão acabar. Só vamos ter recursos para a folha de pagamento”, disse a prefeita.
Ela lembrou que tudo que era possível fazer já foi feito e alertou que o caminho, agora, não é favorável para a região. “Na Câmara dos Deputados, nós vamos perder porque não temos maioria e, no Senado, também”, destaca a prefeita, lembrando que, durante a reunião de quinta-feira, o representante da Firjan/Macaé, Francisco Navega, sugeriu fechar a BR-101. Na reunião, todos ficaram temerosos em relação a um eventual veto do presidente Lula, depois que a emenda for aprovada no Congresso, o que também poderá ser derrubado posteriormente.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















