O 5 o Grupamento do Corpo de Bombeiros de Campos, em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FME), formou nesta quarta-feira(31) a 11ª turma do Projeto Botinho, que reuniu 110 alunos de 7 a 17 anos, que foram divididos em três categorias: Golfinho, Moby Dick e Tubarão. Durante 14 dias os alunos participaram de aulas ao ar livre na orla da praia campista com os Guardas Vidas e receberam informações sobre as condições do mar, primeiros socorros e dicas para evitar afogamento.
A solenidade de formatura aconteceu no ginásio da Escola Municipal Farol de São Thomé, reunindo o presidente da Fundação, Raphael Thuin; e o capitão Thomas Dutra, que representaram, respectivamente, o prefeito Rafael Diniz e o comandante do 5º GBM, tenente-coronel Rodrigo Rangel Barcelos; e os familiares dos alunos foram peças fundamentais para a realização da cerimônia de confraternização. Também estiveram presentes os vereadores, Abu Azevedo e Igor Pereira e o deputado Estadual Gil Viana.
Raphael Thuin, abriu a solenidade de abertura, agradecendo e se colocando à disposição do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiro, por realizar esse evento que já é uma tradição no Estado do Rio de Janeiro e que ao longo dessas últimas cinco décadas contribui para a formação dos jovens. “Também quero agradecer o apoio dos vereadores Abu Azevedo e Igor Pereira, além do deputado Gil Viana e principalmente dos pais dos alunos que abraçaram o projeto e desde o primeiro dia, conseguiram junto a comerciantes locais patrocínio para realizar essa linda festa, assim, como a Cristina Campos Basílio da Real Eventos e Formatura que organizou toda a decoração. Sem esse apoio da comunidade, não teríamos como realizar essa linda festa", concluiu Thuin.
O capitão Thomas Dutra destacou a importância de manter o trabalho, que já existe desde 1963 e ao longo desses anos o Corpo de Bombeiro, já formou milhares crianças e adolescentes, em todo o Estado. “Hoje poder estar aqui, superando todos os obstáculos e realizar a formatura de mais uma turma, que vai levar pra todo a vida esse conhecimento é muito gratificante. Também quero agradecer, essencialmente aos pais que desde o inicio abraçaram o projeto Botinho” concluiu Dutra.
Cristina Basílio, mãe do aluno Alan César Basílio, 8 anos, umas das líderes que organizou a festa destacou que a mudança de comportamento das crianças já podia ser vista no segundo dia de aula. Ëstão muito mais disciplinados e comprometidos", comentou toda orgulhosa, a mãe.
As mães Gisele Pereira e Cristina Basílio aproveitaram o momento para entregar medalhas ao presidente da FME, Raphael Thuin; à diretora do Departamento de Esportes da FME, Elana Pessanha, aos guardas vidas Sargento Barbosa, Carlos Renato, Felipe, Tavares e Alex Rosa, e também às professoras da Fundação Municipal de Esportes, Brenda e Rosângela. "Durante esses 14 dias, eles foram carinhosos e muito pacientes passando disciplina, espírito de ações coletivas e responsabilidade para todas as crianças", destacou Gisele.
Os três alunos que mais se destacaram no curso, mostrando liderança, disciplina, pontualidade e envolvimento, nas respectivas categorias foram homenageados com troféus e medalhas. Todos os alunos receberam medalhas de participação e brindes.
Golfinho ( 7 a 11 anos)
1º- Amanda da Silva Manhães
2º Mariana Menezes
3º Vitor Santos de Carvalho
Moby Dick ( 11 a 14 anos)
1º Bernardo Caetano Nogueira
2º Paulo Henriques Rodrigues de Souza
3º Cauã Luiz nascimento
Tubarão ( 14 a 17 anos)
1º Antônio Gabriel Nunes Venâncio
2º keila Andresa Barros
3º Marcelo Vitor Nunes do Nascimento