O superintendente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Rodrigo Lira, recebeu nesta quarta-feira (31), representantes do Sebrae-RJ. Na pauta, a sequência de entendimentos para a assinatura de convênio envolvendo o programa Fundecam Inovação, de fomento a atividades e serviços de tecnologia, e o Sebraetec, que tem linha de ação parecida, direcionado a empreendimentos nas áreas de Desing, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e serviços digitais que precisam de recursos e consultoria para alavancar.
— Ao aproximar os pequenos negócios dos prestadores de serviços tecnológicos, o Sebraetec oferece subsídio de 70% do custo do investimento. Como até então os programas de fomento à inovação não oferecem o financiamento de 100%, o Fundecam-Inovação poderá colaborar com a contrapartida necessária. Nossa proposta é encaminhar projetos do Fundecam-Inovação ao Sebraetec, cobrindo os restantes 30%, com juros baixos a longo prazo — explicou Rodrigo Lira.
A coordenadora estadual do Sebraetec, Maria de Fátima Lima, está otimista com o andamento das negociações para assinatura do termo do convênio. “Será a primeira vez que o programa firmará convênio com um agente público. A proposta é interessante e acreditamos que vai dar certo. Nos próximos dias estaremos agilizando os trâmites necessários para avançarmos na proposta”, afirmou.
Lançado no início de janeiro, o Fundecam -Inovação disponibiliza créditos de até R$ 50mil, dentro do Programa Municipal do Microcrédito, que já tinha outras três linhas de financiamento: o Empreendedor, o Agricultura Familiar e o Economia Solidária. Participaram também da reunião com Rodrigo Lira, o coordenador regional do Sebrae-RJ, Gilberto Soares, e a interlocutora local do Sebraetec, Jéssica Rangel.