O prefeito Rafael Diniz abriu, oficialmente, nesta segunda-feira (5), o ano letivo de 2018, em evento realizado no Teatro Municipal Trianon que reuniu educadores da rede. O prefeito citou conquistas da secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) no ano de 2017, alguns projetos da pasta para 2018 e destacou a importância da educação para o desenvolvimento do município.
— Como diria Paulo Freire “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Este é o nosso lema. O ano de 2017 foi um ano muito difícil, enfrentamos a pior crise financeira da história do município, tivemos que tomar decisões difíceis e, mesmo assim, obtivemos conquistas significativas. Ainda não temos a Educação que queríamos, mas estamos no caminho, porque possuímos coragem para tomar as decisões necessárias, por mais difíceis e impopulares que sejam — destacou Diniz.
O secretário de Educação, Brand Arenari, frisou as dificuldades enfrentadas e o trabalho feito pela Smece no ano passado.
— Em 2017 semeamos, agora começaremos a colher estes frutos. Este ano estaremos ainda mais presentes nas escolas, fazendo um trabalho mais próximo aos diretores — ressaltou Arenari.
Entre as ações realizadas em 2017 pela secretaria foram destacadas: a autonomia financeira conquistada pela Smece através de adesões e parcerias; a economia de cerca de R$20 milhões, com a reorganização do sistema de matrículas e gerência escolar, com os livros fornecidos gratuitamente pelo MEC, com a utilização dos alimentos oriundos da Agricultura Familiar na merenda dos alunos, dentre outros; convênios com universidades; capacitações; criação da Olimpíada Municipal de Matemática; Criação da Escola de Prática Artística (EPA!); retomada do Programa Saúde na Escola (PSE); Realização do Concurso de Remoção para professores; reforma de oito unidades escolares e muito mais.
Já para este ano letivo, Diniz e Arenari elencaram como principais ações a serem iniciadas nos próximos meses: a reabertura dos laboratórios de Ciências e Informática; a reforma de mais 14 unidades; a concretização da parceria com o IFF, através da qual os estudantes de Ensino Fundamental na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) poderão fazer cursos profissionalizantes no IFF, entre outras.
O momento lúdico e artístico da abertura ficou com apresentação do Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (GOTTA), vinculado ao programa municipal de incentivo à leitura Ler par@ Ser da Smece. O grupo, formado por estudantes e ex-alunos da rede municipal, encenou o texto "Minhas Férias, pula uma linha, parágrafo".
O evento contou ainda com duas palestras. A primeira foi "Neurociência para um novo olhar educacional. Que cérebro é esse que chegou à escola?", com a doutora em psicanálise, professora e psicopedagoga Marta Relvas. Seguida da explanação "Inteligência se Aprende", com o professor, doutor em engenharia pela UFRJ, e secretário de Educação de Macaé, Guto Garcia. No período da tarde, Marta Relvas dará um workshop sobre o mesmo tema com a equipe técnica do departamento pedagógico.