Notícia no detalhe
Criação de APLs é pauta de reunião no Palácio Guanabara
Planejamento e Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico debateram o tema com o Governo do Estado. Objetivo é criar ações para romper a dependência do município com os royalties do petróleo
O superintendente de Planejamento, Marcel Cardoso, e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Sérgio, se reuniram nesta terça-feira (6) com o representante da Subsecretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Daniel Freitas, e com o coordenador das Empresas âncoras da Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, José Manoel Avelino. O encontro foi realizado no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, e teve como pauta a parceria entre Município e Governo do Estado para ampliação do programa Arranjos Produtivos Locais – APLs.
— Desde o ano passado estamos trabalhando na questão da consolidação de Arranjos Produtivos Locais no município, além dos já identificados. Fizemos as definições e estivemos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico para estabelecer esta parceria. Em breve estaremos retornando com o Fundecam, a Codemca e com a Superintendência de Ciência e Tecnologia para desenharmos efetivamente este trabalho e esta parceria — informou Mário Sérgio.
Os Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação a aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. Também podem ser chamados de sistema produtivo local ou cluster.
— Os APLs configuram um importante instrumento de desenvolvimento econômico local, uma vez que as empresas buscam o crescimento no mercado através de uma política de cooperação e diálogo, entre si e entre as entidades públicas e privadas. Desse modo, é possível aprimorar as técnicas de produção e competitividade, fortalecer as vocações do município e contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade, buscando romper a dependência do município com os royalties do petróleo — ressaltou Marcel.
Campos possui dois Arranjos Produtivos Locais identificados: o APL Móveis e Madeiras e o APL Cerâmica Vermelha, reconhecidos pelo Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, e que possuem várias instituições atuando em parceria com as entidades públicas e privadas. Uma das vantagens é facilitar o acesso de micro, pequenas e médias empresas a programas de gestão empresarial, mercado, processo, produtos e linhas de financiamento, visando tanto o seu fortalecimento no mercado interno, quanto o seu acesso ao mercado externo.
— Estamos definindo junto à Prefeitura de Campos quais setores serão trabalhados nesta parceria para o desenvolvimento do município, que já é de suma importância para a economia do Estado, não só pelo seu tamanho como também por já possuir outros dois Arranjos Produtivos. Esta parceria visa o desenvolvimento das pequenas e médias empresas e a implementação de novos APLs, que devem estar relacionados principalmente aos ramos de alimentos, bebidas confecção e artesanato — disse Daniel Freitas.
Rodada e Encontro de Negócios
Durante a reunião ainda foi discutida a possibilidade da realização de uma Rodada e Encontro de Negócios no município de Campos, inserido no programa do Governo do Estado “Compras Rio”, que tem por objetivo incrementar o volume de compras de produtos e serviços oferecidos no Estado do Rio de Janeiro. “O objetivo da Rodada de Negócios é aproximar fornecedores e compradores com objetivo de ampliar o crescimento do mercado de negócios e a oferta de postos de trabalho”, completou Daniel Freitas.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/04/2025 12:58:40 Defesa Civil monitora previsão do tempo em Campos
- 20/04/2025 11:30:58 Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
- 20/04/2025 10:21:21 Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
- 20/04/2025 07:18:39 Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
- 19/04/2025 15:13:59 Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
Defesa Civil monitora previsão do tempo em Campos
2004 11h30Programa Mais Ciência supera metas dos anos anteriores com 139 projetos inscritos
2004 10h21Departamento de Odontologia estará presente na 16ª edição do Prefeitura em Ação
2004 07h18Campos lidera abertura de empresas no interior do RJ
1904 15h13Transparência e Controle presente no Prefeitura em Ação
Aniversário de Campos com entrega de várias obras para a população
2Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
3CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
4CadÚnico: Mutirões de atualização vão acontecer em abril no Centro, Guarus e Baixada
5Prefeitura decreta ponto facultativo em virtude dos 190 anos de Campos
6Prefeitura homologa concurso público para a Administração Direta