Notícia no detalhe
Criação de APLs é pauta de reunião no Palácio Guanabara
Planejamento e Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico debateram o tema com o Governo do Estado. Objetivo é criar ações para romper a dependência do município com os royalties do petróleo
O superintendente de Planejamento, Marcel Cardoso, e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Sérgio, se reuniram nesta terça-feira (6) com o representante da Subsecretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Daniel Freitas, e com o coordenador das Empresas âncoras da Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, José Manoel Avelino. O encontro foi realizado no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, e teve como pauta a parceria entre Município e Governo do Estado para ampliação do programa Arranjos Produtivos Locais – APLs.
— Desde o ano passado estamos trabalhando na questão da consolidação de Arranjos Produtivos Locais no município, além dos já identificados. Fizemos as definições e estivemos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico para estabelecer esta parceria. Em breve estaremos retornando com o Fundecam, a Codemca e com a Superintendência de Ciência e Tecnologia para desenharmos efetivamente este trabalho e esta parceria — informou Mário Sérgio.
Os Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação a aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. Também podem ser chamados de sistema produtivo local ou cluster.
— Os APLs configuram um importante instrumento de desenvolvimento econômico local, uma vez que as empresas buscam o crescimento no mercado através de uma política de cooperação e diálogo, entre si e entre as entidades públicas e privadas. Desse modo, é possível aprimorar as técnicas de produção e competitividade, fortalecer as vocações do município e contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade, buscando romper a dependência do município com os royalties do petróleo — ressaltou Marcel.
Campos possui dois Arranjos Produtivos Locais identificados: o APL Móveis e Madeiras e o APL Cerâmica Vermelha, reconhecidos pelo Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, e que possuem várias instituições atuando em parceria com as entidades públicas e privadas. Uma das vantagens é facilitar o acesso de micro, pequenas e médias empresas a programas de gestão empresarial, mercado, processo, produtos e linhas de financiamento, visando tanto o seu fortalecimento no mercado interno, quanto o seu acesso ao mercado externo.
— Estamos definindo junto à Prefeitura de Campos quais setores serão trabalhados nesta parceria para o desenvolvimento do município, que já é de suma importância para a economia do Estado, não só pelo seu tamanho como também por já possuir outros dois Arranjos Produtivos. Esta parceria visa o desenvolvimento das pequenas e médias empresas e a implementação de novos APLs, que devem estar relacionados principalmente aos ramos de alimentos, bebidas confecção e artesanato — disse Daniel Freitas.
Rodada e Encontro de Negócios
Durante a reunião ainda foi discutida a possibilidade da realização de uma Rodada e Encontro de Negócios no município de Campos, inserido no programa do Governo do Estado “Compras Rio”, que tem por objetivo incrementar o volume de compras de produtos e serviços oferecidos no Estado do Rio de Janeiro. “O objetivo da Rodada de Negócios é aproximar fornecedores e compradores com objetivo de ampliar o crescimento do mercado de negócios e a oferta de postos de trabalho”, completou Daniel Freitas.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
- 25/10/2025 16:21:55 Teatro de Bolso recebe “Princípio da Incerteza” e “O Susto” neste domingo
- 25/10/2025 16:14:54 Saúde leva atendimento odontológico domiciliar a pacientes acamados em Campos
- 25/10/2025 15:19:18 Legado do pintor Denancy Anomal é exaltado em exposição no Museu Histórico
- 25/10/2025 14:16:49 Limpeza de canais em Pintangueira reforça segurança hídrica e apoio à produção rural
Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
2510 16h21Teatro de Bolso recebe “Princípio da Incerteza” e “O Susto” neste domingo
2510 16h14Saúde leva atendimento odontológico domiciliar a pacientes acamados em Campos
2510 15h19Legado do pintor Denancy Anomal é exaltado em exposição no Museu Histórico
2510 14h16Limpeza de canais em Pintangueira reforça segurança hídrica e apoio à produção rural
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















