Notícia no detalhe
FME e Educação se unem para combater a obesidade infantil
O projeto piloto será implantado neste 1º semestre com aulas, na sede da Fundação Municipal de Esportes. Levantamento do PSE apontou que cerca de 10% dos alunos da rede municipal apresentou quadro de sobrepeso ou obesidade.
De acordo com o levantamento realizado pela Coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE) — vinculada às secretarias de Educação, Cultura e Esportes e de Saúde — cerca de 10% dos alunos das unidades de ensino da rede municipal em 2017 apresentaram um quadro de sobrepeso e obesidade. Para melhorar esse quadro, a coordenadora do PSE, Catia Mello, se reuniu com o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Raphael Thuin, nesta quarta-feira (7), para lançar o Projeto Piloto de Combate à Obesidade Infantil. Inicialmente, as atividades esportivas serão realizadas na sede da Fundação, no contraturno dos alunos matriculados na rede municipal de ensino, já a partir do primeiro semestre de 2018.
— O PSE recebe recursos federais e, especificamente, uma verba exclusiva foi destinada para trabalhar o "Enfrentamento à Obesidade Infantil". O trabalho de incentivo ao esporte voltado para os alunos da rede municipal ocorrerá em concomitância com ações de Educação Alimentar e Nutricional e Orientação Psicológica em grupo, dando enfoque à autoestima e questões relacionadas à ansiedade através da nutricionista e psicóloga da Equipe Exclusiva do PSE. Além disso, serão realizadas palestras e atividades em grupos com os familiares nesta abordagem. A proposta é ampliar esse projeto para mais unidades escolares — disse a coordenadora do PSE, Catia.
O presidente da FME abraçou a ideia de imediato e ressaltou que o esporte é uma ferramenta primordial para combater a obesidade infantil de forma agradável e educativa.
— Como esportista e campeão do mundo por quatro vezes na natação, sei da importância do esporte na formação da criança. Comecei na natação aos seis anos e com muita dedicação, comprometimento, respeito e disciplina, consegui conquistar o pódio de campeão brasileiro e do mundo. Por acreditar no esporte, tenho esse compromisso com as crianças de minha cidade. E nada melhor do que unir o esporte e a educação, nesta luta de combate a obesidade infantil — conta Thuin.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 12% a 17% das crianças brasileiras com idade entre 5 a 9 anos são obesas. Outro dado assustador é de que 74% delas vão apresentar hipertensão arterial na vida adulta. O órgão pontua que problema da obesidade infantil não se limita às grandes metrópoles que exigem dos pais modernos pressa e praticidade no cumprimento das tarefas cotidianas. Comunidades rurais também enfrentam as mesmas dificuldades, que estão relacionadas a uma profunda mudança no estilo de vida.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















