Notícia no detalhe
FME e Educação se unem para combater a obesidade infantil
O projeto piloto será implantado neste 1º semestre com aulas, na sede da Fundação Municipal de Esportes. Levantamento do PSE apontou que cerca de 10% dos alunos da rede municipal apresentou quadro de sobrepeso ou obesidade.
De acordo com o levantamento realizado pela Coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE) — vinculada às secretarias de Educação, Cultura e Esportes e de Saúde — cerca de 10% dos alunos das unidades de ensino da rede municipal em 2017 apresentaram um quadro de sobrepeso e obesidade. Para melhorar esse quadro, a coordenadora do PSE, Catia Mello, se reuniu com o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Raphael Thuin, nesta quarta-feira (7), para lançar o Projeto Piloto de Combate à Obesidade Infantil. Inicialmente, as atividades esportivas serão realizadas na sede da Fundação, no contraturno dos alunos matriculados na rede municipal de ensino, já a partir do primeiro semestre de 2018.
— O PSE recebe recursos federais e, especificamente, uma verba exclusiva foi destinada para trabalhar o "Enfrentamento à Obesidade Infantil". O trabalho de incentivo ao esporte voltado para os alunos da rede municipal ocorrerá em concomitância com ações de Educação Alimentar e Nutricional e Orientação Psicológica em grupo, dando enfoque à autoestima e questões relacionadas à ansiedade através da nutricionista e psicóloga da Equipe Exclusiva do PSE. Além disso, serão realizadas palestras e atividades em grupos com os familiares nesta abordagem. A proposta é ampliar esse projeto para mais unidades escolares — disse a coordenadora do PSE, Catia.
O presidente da FME abraçou a ideia de imediato e ressaltou que o esporte é uma ferramenta primordial para combater a obesidade infantil de forma agradável e educativa.
— Como esportista e campeão do mundo por quatro vezes na natação, sei da importância do esporte na formação da criança. Comecei na natação aos seis anos e com muita dedicação, comprometimento, respeito e disciplina, consegui conquistar o pódio de campeão brasileiro e do mundo. Por acreditar no esporte, tenho esse compromisso com as crianças de minha cidade. E nada melhor do que unir o esporte e a educação, nesta luta de combate a obesidade infantil — conta Thuin.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 12% a 17% das crianças brasileiras com idade entre 5 a 9 anos são obesas. Outro dado assustador é de que 74% delas vão apresentar hipertensão arterial na vida adulta. O órgão pontua que problema da obesidade infantil não se limita às grandes metrópoles que exigem dos pais modernos pressa e praticidade no cumprimento das tarefas cotidianas. Comunidades rurais também enfrentam as mesmas dificuldades, que estão relacionadas a uma profunda mudança no estilo de vida.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/01/2025 11:49:30 Inscrições para oficinas produtivas do CRAS Farol são prorrogadas
- 09/01/2025 11:36:44 Serviços Públicos nos preparativos para 292ª Festa de Santo Amaro
- 09/01/2025 09:31:39 Publicada lista de alunos encaminhados para continuidade na rede municipal
- 09/01/2025 09:09:20 Guarda Civil Municipal realiza fiscalização em pontos de carga e descarga
- 09/01/2025 08:36:59 Programas de residência médica da FMS aprovados pelo Ministério da Educação
Inscrições para oficinas produtivas do CRAS Farol são prorrogadas
0901 11h36Serviços Públicos nos preparativos para 292ª Festa de Santo Amaro
0901 09h31Publicada lista de alunos encaminhados para continuidade na rede municipal
0901 09h09Guarda Civil Municipal realiza fiscalização em pontos de carga e descarga
0901 08h36Programas de residência médica da FMS aprovados pelo Ministério da Educação
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira