Alô Farol 2018: temporada das famílias no litoral campista
Foram cerca de 45 dias de atividades esportivas e culturais, valorizando artistas locais e levando lazer aos moradores e veranistas de Farol de São Thomé. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros destacaram a parceria
O clima familiar e tranquilo do Alô Farol 2018 foi destacado tanto por moradores e veranistas quanto por comerciantes e representantes dos órgãos que se esforçaram para a estação mais quente do ano não passar em branco. Os frequentadores elogiaram as atividades desenvolvidas durante a temporada, inclusive as programações dos shows do Carnaval.
Os shows realizados às sextas-feiras foram organizados pela Associação Campista de Ambulantes (ACA), com apoio da Prefeitura de Campos. O presidente da ACA, Roberto César, ressaltou que, apesar do momento de crise financeira que afetou todas as pessoas, a programação de verão do Farol foi positiva.
"Em tudo que foi solicitado à Prefeitura para que pudéssemos realizar nossa festa, fomos atendidos. Apesar da crise, registramos um número muito bom de público, principalmente nos finais de semana", disse.
Para a realização dos eventos, a Superintendência de Entretenimento e Lazer viabilizou toda a estrutura, como o palco montado na avenida principal de Farol, atrás da área da Marinha. Por lá, se apresentaram o cantor Jack Fiaes, a banda Os Mulekes, Dibobeira, Força Maior, Dom Américo, Bambalada, Larice Barreto, Catukaí, Dibobeira, Me Puxa, Copo Cheio, Henryque Luxúria, entre outros. Para o superintendente adjunto de Entretenimento e Lazer, Fabiano Gomes, o resultado foi bastante positivo durante um mês e meio.
"Conseguimos realizar uma programação bem diversificada e através das parcerias público-privadas, como a Rede Super Bom, realizamos um mês e meio de atividades que agradasse às famílias e aos comerciantes locais. Além de termos uma orla movimentada em toda sua extensão, nosso maior objetivo foi atingido, que é um verão seguro para todos e valorizando os nossos artistas. Na Tenda para Todos, eventos culturais foram sucesso de público, onde durante a semana a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima ficou responsável pela programação dessas atividades. Também foram realizados eventos pela superintendência dos Direitos do Idoso na Colônia da Terceira Idade e ações da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, na praia do Farol. Levamos ainda grupos de dança para se apresentarem aos sábados no fim de tarde no palco, onde o sucesso foi garantido com todas as idades”, detalhou Fabiano.
O superintendente adjunto de Entretenimento e Lazer ressalta ainda as parcerias para os eventos de Santo Amaro e São Sebastião. “Todos se divertiram com segurança todas as atividades esportivas, culturais, religiosas e de lazer para todas as idades", disse.
O comerciante Arthur Caetano comemorou o aumento no movimento em seu estabelecimento, este ano. "Particularmente, esse verão foi melhor em termos financeiros. No meu comércio houve um crescimento de 30% em relação ao ano passado. Sem contar que o verão em Farol tem sido bem mais tranquilo, com um público bacana, bem familiar", disse. Quem também destacou o momento foi o presidente da Associação dos Hoteleiros e Comerciantes de Farol de São Thomé (Ashcom), Thiago Quintanilha. "A gente arrisca tudo para agradar os consumidores e correu tudo dentro do esperado nesta temporada".
A segurança foi garantida pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. Segundo o capitão Prado, responsável pelo policiamento em Farol, o efetivo recebeu reforço com 35 policiais a mais atuando, principalmente, nos finais de semana. "Desde o Réveillon, o movimento em Farol foi bastante tranquilo em relação a ocorrências policiais. Durante o carnaval, trabalhamos com um efetivo maior ", pontuou.
A atuação do Corpo de Bombeiros RJ através do 5º GBM-Campos que ativou, em parceria como a Prefeitura de Campos, um posto avançado de salvamento e combate a incêndio na praia de Farol de São Thomé, proporcionou a eficácia com redução no tempo resposta no atendimento em diversos tipos de eventos naquela localidade e nas proximidades. Além disso, foi disposto um efetivo de Guarda Vidas para atuação na prevenção e salvamento dos banhistas que residem ou veraneiam na praia do litoral campista.
De acordo com o coordenador da Operação Verão do 5º GBM-Campos, Capitão Thomas Dutra, a atuação dos Guarda Vidas, assim como do efetivo de Salvamento e Combate a Incêndio, foi de extrema importância naquela região. “A parceria com a Prefeitura de Campos foi fundamental para efetivação do serviço devido à estrutura oferecida, para instalação da base, assim como o fornecimento da alimentação dos militares”, relatou.
Ao todo, foram realizadas 564 ações de prevenções de afogamentos, 155 crianças foram auxiliadas a encontrarem seus pais ou responsáveis, 195 salvamentos foram realizados e, destes, 52 vítimas foram retiradas da água em grau 1 de afogamento, ou seja, se não fosse socorrida rapidamente, seu estado poderia agravar até chegar ao grau 5, com parada respiratória, ou ainda no grau 6, com parada cardiorrespiratória.