Acordar cedo não é problema para quem frequenta as aulas de hidroginástica e natação que acontecem de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, na Fundação Municipal de Esportes (FME). A melhoria na qualidade de vida dos alunos é o principal motivo para o sucesso das modalidades aquáticas, que reúnem mais de 4 mil alunos. A Fundação estima o aumento geral no número de pessoas atendidas em Campos neste ano em todas as 35 atividades oferecidas, que vão do xadrez ao jiu-jitsu.
As aposentadas Edméia Caldas, de 74 anos, e Úrsula Terezinha Moreira, de 66, são exemplos dessa animação no retorno das atividades após o recesso.
— Além de fazer bem fisicamente e ajudar a amenizar as dores da artrose, as aulas de hidroginástica me proporcionam o convívio com as minhas amigas, onde trocamos ideias e interagimos. Minha autoestima é outra. Nós temos até um grupo de WhastsApp, onde organizamos reuniões e lanches — disse Edméia.
Marta Regina da Silva, de 60 anos, também faz aula de hidroginástica e destacou que já fez mais de 50 sessões de fisioterapia, mas foi a atividade na piscina que ajudou a melhorar as dores na coluna e no joelho. “Eu quase não conseguia subir no ônibus, hoje minha vida melhorou muito. Este projeto gratuito oferecido pela Fundação de Esportes é muito bom”, concluiu a aposentada.
A expectativa do presidente da FME, Raphael Thuin, é promover o atendimento de 20 mil pessoas este ano, superando a marca de 13 mil atendimentos de 2017, entre mais de 35 modalidades esportivas na sede da Fundação, nas seis Vila Olímpicas, no Jardim São Bendito, na Praça de Santo Antônio, entre outros pontos, como a implantação de aulas diárias no Farol de São Thomé.
A natação também tem sido uma das modalidades mais procuradas pela população mais jovem. As irmãs Maria Eduarda e Larissa Peixoto Soares Pecly, de 12 e 11 anos respectivamente, chegam às 8h toda segunda, quarta e sexta-feira para as aulas de natação na sede da Fundação. “Elas estavam ansiosas para o início das aulas, porque nadam desde pequenas e a modalidade tem ajudado muito a melhorar as crises de sinusite”, explicou a mãe das meninas, Aline Peixoto Soares, que também faz aulas de pilates e funcional na Fundação.
— Passamos boa parte da semana aqui na Fundação. As meninas vêm três vezes por semana e eu, todos os dias. A prevenção é o melhor remédio para garantir um envelhecimento saudável. Sem contar que fazemos amigos e este convívio social é muito bom — destacou Aline.
Vagas — A Fundação Municipal de Esportes continua com inscrições abertas para diversas modalidades, como xadrez, vôlei, futebol, karatê, judô, taekwondo, jiu-jitsu e funcional. Os interessados devem comparecer à sede, na Rua dos Goytacazes, 499, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, para realizar a matrícula. É necessário cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade, comprovante de residência, declaração escolar para as pessoas que estão cursando o Ensino Fundamental, atestado médico e duas fotos 3 x 4.
Lembrando que também existem vagas para várias modalidades nas seis Vilas Olímpicas. O atendimento nas Vilas acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, com horário de almoço de 12h às 14h.
Confira o endereço das Vilas:
1- Vila Olímpica João de Souza – Parque Esplanada, sito a Rua Roberto Marinho Medrado, s/n, Pq. Esplanada; Administrador
2- Vila Olímpica João Antônio de Faria – Jockey Club, sito a Rua Projetada, s/n, Jockey
3- Vila Olímpica Amaro da Silveira – Parque Santa Clara, sito a Rua Apóstolo João, s/n, Pq. Santa Clara;
4- Vila Olímpica Ederval Azeredo Venâncio – Travessão de Campos, sito a Rua Carlos de Jesus, s/n, Travessão de Campos;
5- Vila Olímpica Lulu Beda – Jardim Carioca, sito a Rua Professora Carmem Carneiro, 02 – Jardim Carioca
6- Vila Olímpica Valdir Pereira – Pq. Guarus, sito a Av. Campista, s/n, Pq. Guarus