Notícia no detalhe
Paraesporte registra aumento de 10% no número de alunos
Projeto implantado em 2017, pela Fundação Municipal de Esportes, oferece a pessoas com deficiência aulas de iniciação desportiva, natação, bocha, futebol, vôlei, atletismo, dança e equoterapia
As atividades esportivas oferecidas pelo Projeto Paraesporte, da Fundação Municipal de Esportes (FME), já foram retomadas e têm atraído cada vez mais alunos. Prova disto é que o projeto registrou, nos dois primeiros meses deste ano, um aumento de 10% no número de matriculados, que passa de 900. A natação é uma das modalidades mais procuradas e o número de turmas passou de 15 para 21. São 42 aulas por semana e 168, mês.
Nesta semana, a dona de casa Andrea Marins Lima Silva acompanhou o primeiro dia de aula de natação do filho Gabriel Lima da Silva Cunha, 30 anos, que tem paralisia e anda com ajuda da cadeira de rodas. “Essa é a primeira atividade dele em grupo. Ele fazia a equoterapia, mas o contato era mais individual sem esse convívio com outras pessoas com deficiência e professores. A vida dele estava restrita a mim e ao pai. Espero que consiga superar e, principalmente, não ficar com a musculatura atrofiada”, destacou feliz a mãe, enquanto observava o filho na água.
Caio Coelho, 12, também faz aula de natação sob os olhos atentos do pai Sivaldo Pereira da Silva. “Ele começou a fazer as atividades no ano passado e aos poucos está superando os obstáculos do mundo do autismo. Nós não teríamos condições financeiras de arcar com todas as despesas. Esse projeto do Paraesporte é muito bom para as pessoas com deficiência e, principalmente para as famílias de menor poder econômico”, declarou Sivaldo.
Josiane Pereira da Silva, moradora de Ponta da Lama, vem da localidade duas vezes por semana com o filho Keven Lucas, 13, também para a aula de natação. “O projeto do Paraesporte é uma bênção para nós, além de ajudar a melhorar o convívio de nossas crianças, vem conseguindo fazer com que o Keven, perdesse 4 quilos no ano passado, o que é muito difícil devido à quantidade de medicamentos que ele toma. Meu filho hoje é um garoto mais alegre e já estava ansioso para o retorno das aulas. Nós estamos aqui desde o ano passado e vamos continuar”, concluiu a mãe Josiane.
A Fundação Municipal de Esportes implantou em abril de 2017 o Projeto de Paraesporte. São oferecidas aulas nas modalidades de iniciação desportiva, natação, bocha, futebol, vôlei, dança e equoterapia. A FME desde o ano passado fechou parceria com instituições como APAE, APOE, APAPE e Educandário São José Operário, onde também são realizadas atividades esportivas. O presidente da Fundação Municipal de Esportes, Raphael Thuin, destaca que o projeto do Paraesporte vem superando as expectativas.
— Em 2017, ano da implantação, já conseguimos realizar vários trabalhos de inclusão, permitindo que nossos atletas participem de campeonato locais, estaduais e até nacionais. Isso é muito bom, para quem adquiram a autoconfiança e também dos pais que ficam apreensivos com o futuro dos filhos. Para 2018, vamos continuar trabalhando e buscando mais apoio para desenvolver o trabalho de inclusão, qualidade e gratuito, conforme é o desejo do prefeito Rafael Diniz, que não tem medido esforços para ajudar — ressaltou Thuin.
Vagas – Os pais ou responsáveis interessados em matricular pessoas com deficiência devem se dirigir à sede da Fundação Municipal de Esportes, na Rua dos Goytacazes, 499, Centro de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para inscrição. É necessário apresentar cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento do aluno, comprovante de residência, declaração da escola, atestado e laudo médico e duas fotos 3x 4.
Últimas Notícias adicionadas
- 04/11/2025 17:08:54 Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
- 04/11/2025 16:44:36 Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
- 04/11/2025 15:44:13 Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
- 04/11/2025 15:07:55 Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
- 04/11/2025 13:07:42 Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
0411 16h44Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
0411 15h44Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
0411 15h07Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
0411 13h07Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















