Notícia no detalhe
Pré-Enem Social: nota em redação acima da média nacional
Curso ofertado pela Supir superou expectativas e ajudou alunos a alcançarem melhores notas no Enem. Sessenta por cento dos candidatos foram aprovados em alguma instituição de ensino superior ou concurso
O Curso Pré-Enem Social da Superintendência de Igualdade Racial (Supir) da Prefeitura de Campos adotou, no último ano, o formato intensivo e fez a diferença na vida de muitos estudantes com carência socioeconômica. Através do trabalho de 12 professores voluntários, foram disponibilizadas 60 vagas para jovens e adultos que haviam concluído o Ensino Médio ou que estavam no último ano. Os resultados nas seletivas mostraram a mudança que o ensino proporcionou à vida dos alunos.
As parcerias conquistadas para o curso garantiram a oferta de vagas e o resultado superou as expectativas. Na redação, as notas tiveram média de 600 pontos, quando a média nacional foi de 558. O critério de seleção dos estudantes, no Pré-Enem Social, foi baseado em comprovação de carência socioeconômica e etnia.
— Do total de concluintes, aproximadamente 60% dos alunos foram aprovados em alguma instituição de ensino superior ou concurso. A chave para a eficiência foi o trabalho coletivo, onde nós, com transparência e compromisso, atingimos um ótimo resultado — disse a superintendente, Lucia Talabi.
O tema da redação de 2017 do Enem surpreendeu com a proposta de dissertar sobre “Desafios para a formação Educacional de Surdos no Brasil”. Ainda assim, o resultado dos alunos da Supir chegou a níveis de excelência, como é o caso de Artur Rosa, de 21 anos, que teve nota 900, sendo 1000 a nota máxima.
— O Pré-Enem Social teve grande influência na minha vida. Estudei em escola pública por toda minha vida, sou muito grato por isso, mas não criei uma base de conhecimento forte o suficiente para o Enem. Então o curso da Supir aumentou muita minha confiança e expandiu meu olhar para o mundo — disse Artur.
Para as aulas, todos os alunos receberam material de estudo preparado pela própria equipe e sem custos para os estudantes, como relatou o Diretor de Projetos, Diogo Lima. “Os alunos receberam o material das aulas, que foram preparadas pelos próprios professores e também contaram com o apoio técnico e operacional da Supir, como inspetor de alunos e pedagogo”, disse.
No Sistema de Seleção Unificada (SiSU), alunos foram aprovados para instituições públicas como a Uenf. Aqueles que optaram por cursos técnicos também tiveram aprovação em grandes instituições, como Isepam. A estudante Mônica Rangel conseguiu aprovação no curso técnico de Secretariado após dez anos de estudo.
— Fui aprovada no Processo Seletivo para técnico em Secretariado no Isepam. Estudo para concursos há dez anos e o Pré-Enem Social me ajudou muito. Minha dificuldade maior é em português e consegui um bom resultado na prova que fiz. Os professores são ótimos e fizeram a diferença para os meus estudos — ressaltou Mônica.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















