Notícia no detalhe
Pré-Enem Social: nota em redação acima da média nacional
Curso ofertado pela Supir superou expectativas e ajudou alunos a alcançarem melhores notas no Enem. Sessenta por cento dos candidatos foram aprovados em alguma instituição de ensino superior ou concurso
O Curso Pré-Enem Social da Superintendência de Igualdade Racial (Supir) da Prefeitura de Campos adotou, no último ano, o formato intensivo e fez a diferença na vida de muitos estudantes com carência socioeconômica. Através do trabalho de 12 professores voluntários, foram disponibilizadas 60 vagas para jovens e adultos que haviam concluído o Ensino Médio ou que estavam no último ano. Os resultados nas seletivas mostraram a mudança que o ensino proporcionou à vida dos alunos.
As parcerias conquistadas para o curso garantiram a oferta de vagas e o resultado superou as expectativas. Na redação, as notas tiveram média de 600 pontos, quando a média nacional foi de 558. O critério de seleção dos estudantes, no Pré-Enem Social, foi baseado em comprovação de carência socioeconômica e etnia.
— Do total de concluintes, aproximadamente 60% dos alunos foram aprovados em alguma instituição de ensino superior ou concurso. A chave para a eficiência foi o trabalho coletivo, onde nós, com transparência e compromisso, atingimos um ótimo resultado — disse a superintendente, Lucia Talabi.
O tema da redação de 2017 do Enem surpreendeu com a proposta de dissertar sobre “Desafios para a formação Educacional de Surdos no Brasil”. Ainda assim, o resultado dos alunos da Supir chegou a níveis de excelência, como é o caso de Artur Rosa, de 21 anos, que teve nota 900, sendo 1000 a nota máxima.
— O Pré-Enem Social teve grande influência na minha vida. Estudei em escola pública por toda minha vida, sou muito grato por isso, mas não criei uma base de conhecimento forte o suficiente para o Enem. Então o curso da Supir aumentou muita minha confiança e expandiu meu olhar para o mundo — disse Artur.
Para as aulas, todos os alunos receberam material de estudo preparado pela própria equipe e sem custos para os estudantes, como relatou o Diretor de Projetos, Diogo Lima. “Os alunos receberam o material das aulas, que foram preparadas pelos próprios professores e também contaram com o apoio técnico e operacional da Supir, como inspetor de alunos e pedagogo”, disse.
No Sistema de Seleção Unificada (SiSU), alunos foram aprovados para instituições públicas como a Uenf. Aqueles que optaram por cursos técnicos também tiveram aprovação em grandes instituições, como Isepam. A estudante Mônica Rangel conseguiu aprovação no curso técnico de Secretariado após dez anos de estudo.
— Fui aprovada no Processo Seletivo para técnico em Secretariado no Isepam. Estudo para concursos há dez anos e o Pré-Enem Social me ajudou muito. Minha dificuldade maior é em português e consegui um bom resultado na prova que fiz. Os professores são ótimos e fizeram a diferença para os meus estudos — ressaltou Mônica.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/12/2024 13:07:31 Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
- 22/12/2024 12:55:03 Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
- 22/12/2024 12:28:31 Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
- 22/12/2024 09:30:34 Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
- 21/12/2024 18:59:09 Campo do Espaço de Convivência do Eldorado é palco de Escolinha de Futebol
Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
2212 13h07Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
2212 12h55Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
2212 12h28Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
2112 17h03Revitalizado, Chafariz Belga vai ser entregue à população na próxima segunda
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro