Notícia no detalhe
Pré-Enem Social: nota em redação acima da média nacional
Curso ofertado pela Supir superou expectativas e ajudou alunos a alcançarem melhores notas no Enem. Sessenta por cento dos candidatos foram aprovados em alguma instituição de ensino superior ou concurso
O Curso Pré-Enem Social da Superintendência de Igualdade Racial (Supir) da Prefeitura de Campos adotou, no último ano, o formato intensivo e fez a diferença na vida de muitos estudantes com carência socioeconômica. Através do trabalho de 12 professores voluntários, foram disponibilizadas 60 vagas para jovens e adultos que haviam concluído o Ensino Médio ou que estavam no último ano. Os resultados nas seletivas mostraram a mudança que o ensino proporcionou à vida dos alunos.
As parcerias conquistadas para o curso garantiram a oferta de vagas e o resultado superou as expectativas. Na redação, as notas tiveram média de 600 pontos, quando a média nacional foi de 558. O critério de seleção dos estudantes, no Pré-Enem Social, foi baseado em comprovação de carência socioeconômica e etnia.
— Do total de concluintes, aproximadamente 60% dos alunos foram aprovados em alguma instituição de ensino superior ou concurso. A chave para a eficiência foi o trabalho coletivo, onde nós, com transparência e compromisso, atingimos um ótimo resultado — disse a superintendente, Lucia Talabi.
O tema da redação de 2017 do Enem surpreendeu com a proposta de dissertar sobre “Desafios para a formação Educacional de Surdos no Brasil”. Ainda assim, o resultado dos alunos da Supir chegou a níveis de excelência, como é o caso de Artur Rosa, de 21 anos, que teve nota 900, sendo 1000 a nota máxima.
— O Pré-Enem Social teve grande influência na minha vida. Estudei em escola pública por toda minha vida, sou muito grato por isso, mas não criei uma base de conhecimento forte o suficiente para o Enem. Então o curso da Supir aumentou muita minha confiança e expandiu meu olhar para o mundo — disse Artur.
Para as aulas, todos os alunos receberam material de estudo preparado pela própria equipe e sem custos para os estudantes, como relatou o Diretor de Projetos, Diogo Lima. “Os alunos receberam o material das aulas, que foram preparadas pelos próprios professores e também contaram com o apoio técnico e operacional da Supir, como inspetor de alunos e pedagogo”, disse.
No Sistema de Seleção Unificada (SiSU), alunos foram aprovados para instituições públicas como a Uenf. Aqueles que optaram por cursos técnicos também tiveram aprovação em grandes instituições, como Isepam. A estudante Mônica Rangel conseguiu aprovação no curso técnico de Secretariado após dez anos de estudo.
— Fui aprovada no Processo Seletivo para técnico em Secretariado no Isepam. Estudo para concursos há dez anos e o Pré-Enem Social me ajudou muito. Minha dificuldade maior é em português e consegui um bom resultado na prova que fiz. Os professores são ótimos e fizeram a diferença para os meus estudos — ressaltou Mônica.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/04/2026 21:40:12 Prefeitura amplia segurança com contratação de vigilantes
- 05/04/2026 14:01:44 CCZ apreendeu mais de 350 animais de grande porte entre 2025 e março deste ano
- 05/04/2026 13:50:11 Alunos de Psicologia do Isecensa conhecem projeto de cuidado psicossocial
- 05/04/2026 13:07:13 Aulas de violão no Palácio da Cultura começam na próxima segunda com grande procura
- 05/04/2026 11:32:21 Implantação de Lavouras com foco na Cafeicultura em palestra na próxima terça
Prefeitura amplia segurança com contratação de vigilantes
0504 14h01CCZ apreendeu mais de 350 animais de grande porte entre 2025 e março deste ano
0504 13h50Alunos de Psicologia do Isecensa conhecem projeto de cuidado psicossocial
0504 11h32Implantação de Lavouras com foco na Cafeicultura em palestra na próxima terça
0404 14h02“Vem pro Lagamar” movimenta a praia de Farol neste Domingo de Páscoa
Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
2Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
3Dia D de Mobilização abre campanha de vacinação contra gripe sábado em Campos
4Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
5Prefeitura antecipa pagamento dos servidores em comemoração ao aniversário de Campos
6Regularização de RPA’s inicia com edital da Educação em cumprimento ao TAG do TCE




















