Notícia no detalhe
CCZ intensifica ações de combate ao Aedes aegypti
Com base nos novos dados do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), o cronograma do CCZ elaborado para março tem ainda ações integradas com Limpeza Pública e Desenvolvimento Ambiental
Dados do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado pela Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde e divulgado nesta terça-feira (06), apontam crescimento de 3.2 para 3.6 no índice de focos encontrados no município de Campos. Mesmo que mínimo, o acréscimo leva a Vigilância Epidemiológica a pedir mais apoio da população às equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Nesta quinta-feira (08), será iniciado um mutirão de ações que reunirá, além de agentes do CCZ, funcionários da secretaria de Desenvolvimento Ambiental e da superintendência de Limpeza Pública.
— Apesar do aumento no LIRAa não registramos crescimento da demanda no Centro de Referência da Dengue e mantemos números muito baixos de casos de dengue, zika e chikungunya — disse a diretora da Vigilância Epidemiológica, Andreya Moreira.
O diretor do CCZ, Marcelo Sales, pede a colaboração da população para que mantenha os cuidados, principalmente, neste período de chuvas, quando a incidência do mosquito transmissor é maior.
— As ações dos agentes de endemias, aliadas à colaboração da população, são as principais formas de combate às doenças causadas pelo mosquito. Entre ações que podemos citar, as principais são auxiliar o trabalho dos agentes do CCZ e não jogar lixo nas ruas e em terrenos baldios. Pedimos a conscientização de todos e ressaltamos que as ações serão intensificadas já nesta semana — ressaltou.
A partir desta quinta-feira (8), as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti em alguns bairros da cidade serão integradas entre o CCZ, a secretaria de Desenvolvimento Ambiental e a superintendência de Limpeza Pública. O mutirão começa em Guarus. Paralelo a isso, outras equipes do CCZ mantêm as atividades em outros locais.
Confira abaixo o cronograma traçado para as próximas semanas após reunião com representantes das pastas nesta segunda-feira (05):
Prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya demanda apenas 10 minutos por semana. Fique sempre atento em tampar as caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, manter a lixeira ou sacos de lixo bem fechados, tampar os ralos com telas ou mantê-los sempre vedados, manter baldes e vasos de plantas vazios sempre cobertos e de boca para baixo, entre outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
- 17/09/2025 17:09:10 Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
- 17/09/2025 16:59:36 Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
- 17/09/2025 16:47:04 Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
- 17/09/2025 16:35:55 Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
1709 17h09Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
1709 16h59Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
1709 16h47Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
1709 16h35Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles