Notícia no detalhe
CCZ intensifica ações de combate ao Aedes aegypti
Com base nos novos dados do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), o cronograma do CCZ elaborado para março tem ainda ações integradas com Limpeza Pública e Desenvolvimento Ambiental
Dados do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado pela Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde e divulgado nesta terça-feira (06), apontam crescimento de 3.2 para 3.6 no índice de focos encontrados no município de Campos. Mesmo que mínimo, o acréscimo leva a Vigilância Epidemiológica a pedir mais apoio da população às equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Nesta quinta-feira (08), será iniciado um mutirão de ações que reunirá, além de agentes do CCZ, funcionários da secretaria de Desenvolvimento Ambiental e da superintendência de Limpeza Pública.
— Apesar do aumento no LIRAa não registramos crescimento da demanda no Centro de Referência da Dengue e mantemos números muito baixos de casos de dengue, zika e chikungunya — disse a diretora da Vigilância Epidemiológica, Andreya Moreira.
O diretor do CCZ, Marcelo Sales, pede a colaboração da população para que mantenha os cuidados, principalmente, neste período de chuvas, quando a incidência do mosquito transmissor é maior.
— As ações dos agentes de endemias, aliadas à colaboração da população, são as principais formas de combate às doenças causadas pelo mosquito. Entre ações que podemos citar, as principais são auxiliar o trabalho dos agentes do CCZ e não jogar lixo nas ruas e em terrenos baldios. Pedimos a conscientização de todos e ressaltamos que as ações serão intensificadas já nesta semana — ressaltou.
A partir desta quinta-feira (8), as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti em alguns bairros da cidade serão integradas entre o CCZ, a secretaria de Desenvolvimento Ambiental e a superintendência de Limpeza Pública. O mutirão começa em Guarus. Paralelo a isso, outras equipes do CCZ mantêm as atividades em outros locais.
Confira abaixo o cronograma traçado para as próximas semanas após reunião com representantes das pastas nesta segunda-feira (05):
Prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya demanda apenas 10 minutos por semana. Fique sempre atento em tampar as caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, manter a lixeira ou sacos de lixo bem fechados, tampar os ralos com telas ou mantê-los sempre vedados, manter baldes e vasos de plantas vazios sempre cobertos e de boca para baixo, entre outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/12/2024 12:31:35 Reunião para revisão e atualização do Manual de Biossegurança das escolas e creches
- 25/12/2024 12:12:29 Natal: Guarda Municipal e Polícia Militar atuam em combate ao rolezinho
- 25/12/2024 11:58:09 Saúde orienta para cuidados ao reaproveitar a ceia de Natal
- 24/12/2024 16:06:48 Iluminada, Campos dos Goytacazes celebra com o seu povo o Natal 2024
- 24/12/2024 15:34:46 LEEI Campos: três trabalhos acadêmicos aprovados no IX CONEPE
Reunião para revisão e atualização do Manual de Biossegurança das escolas e creches
2512 12h12Natal: Guarda Municipal e Polícia Militar atuam em combate ao rolezinho
2512 11h58Saúde orienta para cuidados ao reaproveitar a ceia de Natal
2412 16h06Iluminada, Campos dos Goytacazes celebra com o seu povo o Natal 2024
2412 15h34LEEI Campos: três trabalhos acadêmicos aprovados no IX CONEPE
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
3Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
4Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
5Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
6Prazo para autoavaliação funcional começou nesta segunda-feira