Um mutirão com várias secretarias será realizado neste sábado (17), em Morro do Coco, oferecendo serviços aos moradores do distrito mais atingido pelas fortes chuvas da semana passada. Estão previstos atendimentos de saúde com visita aos desabrigados e aos residentes afetados, atividades recreativas na praça local, corte de cabelo, cadastro de currículos, vacinação, teatro infantil, apresentação musical e entrega de doações. A iniciativa é da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) em parceria com a Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), secretaria de Trabalho e Renda, Fundação Municipal de Esporte (FME), secretaria de Governo, secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e secretaria de Saúde.
A secretaria Saúde, que já realizou mais de mil atendimentos no distrito desde a enxurrada registrada entre os dias 8 e 9, vai enviar equipe formada por médico, enfermeiros, agentes de Saúde da Família, pediatra e psicólogos para atender a população. Uma nova etapa de vacinação também será realizada, com antitetânica, febre amarela, triviral, hepatite A, hepatite B e HPV.
— Nosso objetivo é atender o maior número de pessoas possível, dando o suporte necessário em várias frentes para garantir o bem-estar e a saúde dos moradores — explicou a subsecretária de Atenção Básica do município, Cíntia Ferrini.
A Fundação Municipal de Esportes (FME) promoverá aula de ginástica funcional, dança e recreação na praça local próxima às casas populares, com a professora Karoline Tavares, de 9h ao meio-dia.A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) promoverá apresentação de teatro e dança na Escola Municipal Lulo Ferreira de Araújo, onde estão as famílias desabrigadas, além de cortes de cabelo para homens e mulheres. O coro Doce Canto, formado por idosos, da Superintendência dos Direitos do Idoso, também se apresentará.
— A intenção das ações sociais é levar às pessoas que sofreram com as enxurradas um pouco de bem-estar, tanto físico como mental — afirma Vinicius Soares, vice-presidente da FCJOL.
Ações constantes — Desde a forte chuva, a secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana realiza obras nas ruas mais afetadas com objetivo de recuperar pavimentação e drenagem das ruas. As assistentes sociais da secretaria de Desenvolvimento Humano também estão em ação no distrito desde o dia 9, com cadastramento social, distribuição de cestas básicas, água, colchonete e refeições. A secretaria de Limpeza Urbana também limpou entulhos, lixo e lama que invadiram ruas e terrenos. A secretaria de Iluminação Pública realizou a manutenção do sistema após as chuvas.
A Defesa Civil vistoriou as casas e 20 imóveis tiveram a estrutura comprometida, devendo ser desocupadas. A secretaria de Saúde enviou equipes para atendimento no abrigo e nas casas. Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) visitaram casas combatendo o mosquito Aedes aegypti — transmissor de doenças que mais preocupam as autoridades atualmente, como dengue e febre amarela e voltarão ao local para intensificação. A concessionária Águas do Paraíba restabeleceu o abastecimento de água, tanto via sistema quanto via caminhões pipa. A secretaria de Educação, Cultura e Esporte oferece suporte e abrigo e alimentação diária às famílias na escola. O Prefeito Rafael Diniz, que acompanha diariamente as medidas para Morro do Coco e aos outros locais afetados por chuvas e cheias, esteve no distrito duas vezes.