Notícia no detalhe
Prefeitura inicia Campanha de Vacinação Contra Aftosa
O secretário de Agricultura e Pesca, Frederico Paes, e equipe iniciaram nesta quarta-feira (3), a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacianação contra a Febre Aftosa, que se estende até o dia 30 deste mês. O pontapé inicial no município foi em uma pequena propriedade rural, atrás de Furnas Centrais Elétricas, onde foram vacinados cerca de 40 animais. A expectativa é vacinar 60 mil cabeças de gado, protegendo 25% do rebanho do município, estimado em 240 mil animais. As vacinas são distribuídas gratuitamente.
Segundo o secretário, só receberão as doses os pequenos produtores cadastrados na Defesa Agropecuária do Estado. Para se cadastrar, Paes explicou que o criador deverá comparecer à sede da Defesa Agropecuária, na Rua Visconde Inhaúma, 102, Parque Tamandaré, próximo ao campo do Americano, levando documento que prove o uso da terra, identidade e CPF. “Hoje estão cadastrados em torno de 2 mil produtores”, informou.
O secretário esclareceu que após ter o gado vacinado, o pequeno produtor fica com o canhoto da Declaração de Vacinação, entregue pela própria Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca à Defesa Sanitária Estadual. Frederico disse também que o médio e o grande produtor terão que adquirir nas lojas especializadas, os frascos da vacina e comprovar a vacinação, através de nota fiscal, emitida no ato da compra. Um frasco com 10 doses custa, em média, R$ 13.
Frederico ressaltou que um gado não vacinado pode trazer sérios problemas para o município. “O produtor fica impedido de comercializar e transportar os animais, além de ser multado. A febre aftosa não é só um problema sanitário, mas econômico também. A obrigação de imunizar os animais é dos produtores, mas a Prefeitura entende que é preciso contribuir para que os pequenos produtores tenham condições de proteger seus rebanhos”, destacou.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/06/2026 17:46:22 Saúde, Educação e Defesa Civil em mais um Enfrentamento às Síndromes Respiratórias
- 10/06/2026 17:27:00 "Vem pro Centro" movimenta o Calçadão com atrações especiais no Dia dos Namorados
- 10/06/2026 17:12:39 Fale Conosco mantém canal direto com a população com o IMTT
- 10/06/2026 16:35:25 Prefeito acompanha inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto em Donana
- 10/06/2026 16:00:56 Da inteligência artificial à robótica, jornada apresenta caminhos para a educação
Saúde, Educação e Defesa Civil em mais um Enfrentamento às Síndromes Respiratórias
1006 17h27"Vem pro Centro" movimenta o Calçadão com atrações especiais no Dia dos Namorados
1006 17h12Fale Conosco mantém canal direto com a população com o IMTT
1006 16h35Prefeito acompanha inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto em Donana
1006 16h00Da inteligência artificial à robótica, jornada apresenta caminhos para a educação
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Inscrições para o Processo Seletivo da Assistência Social até esta quarta-feira
5Parceria entre secretarias impulsiona cursos de costura e geração de renda
6Defesa Civil alerta sobre ressaca em Farol até a noite desta terça





















