Notícia no detalhe
CreSer garante atendimento integral aos adolescentes e às famílias
Programa trabalha preventivamente nos casos em que os vínculos ainda não foram rompidos, mas também atua reativamente tendo protagonismo no restabelecimento e no fortalecimento dos vínculos familiares.
Fruto da fusão entre as extintas Escola de Filhos e Escola de Família, o novo programa CreSer, gerido pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), surge para assistir integralmente os adolescentes e demais personagens que compõem seu ambiente familiar. Nesta semana, o programa realizou os primeiros encontros dos grupos de famílias para apresentar a nova proposta, que tem por objetivo favorecer o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, o protagonismo e a garantia de direitos, através de ações de orientação, apoio e acompanhamento aos jovens e suas famílias, tanto no âmbito individual, quanto no coletivo.
O programa tem como público-alvo adolescentes e suas famílias, prioritariamente oriundos de Acolhimento Institucional e responsáveis por adolescentes em situação de conflitos familiares e violação de diretos, encaminhados pela rede de proteção e garantia de diretos do município.
De acordo com a presidente da FMIJ, Suellen André de Souza, o CreSer trabalha preventivamente nos casos em que os vínculos ainda não foram rompidos, mas também atua reativamente tendo protagonismo no restabelecimento e no fortalecimento dos vínculos familiares. “Trabalhamos para evitar o encaminhamento aos Acolhimentos Institucionais e, uma vez acolhidos, trabalhamos para fortalecer os vínculos com as famílias, permitindo que o assistido retorne ao seu lar da melhor maneira possível, evitando assim novos acolhimentos”, disse Suellen.
A coordenadora do CreSer, Michelly Mota, explicou que a fusão entre os dois programas garante um atendimento integral ao adolescente e sua família. “As atividades que antes eram desenvolvidas em paralelo, agora caminham juntas. Com isso, as equipes passam a desempenhar o papel de pensarem em consonância e de forma completa todas as questões, vislumbrando as perspectivas das óticas trabalhadas nos dois grupos: de adolescentes e de famílias”, explicou.
As equipes do CreSer se reúnem desde janeiro realizando busca ativa das famílias e adolescentes, estudo de casos com os acolhimentos e visitas domiciliares. Nesta semana, iniciaram os encontros com os dois grupos de família, que se reunirão a cada 15 dias. A partir do próximo dia 2, as atividades passam a acontecer também com os três grupos de adolescentes, que estarão juntos semanalmente. A meta do programa é assistir 75 adolescentes e 100 responsáveis.
Michelly adiantou que existe a ideia de, no futuro, assistir também crianças, com foco na prevenção. “Essa proposta foi pensada no intuito de trabalhar a saúde social e emocional das crianças. Até os 10 ou 11anos é mais fácil conseguir o restabelecimento ou fortalecimento dos vínculos familiares. Por isso a importância do trabalho preventivo nesta faixa etária”, avaliou.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















