Notícia no detalhe
Campos sedia Jornada Cultural da Federação das Academias de Letras do RJ
A Academia Campista de Letras (ACL), com sede no Jardim São Benedito, abriu espaço neste sábado (24) à "I Jornada Cultural 2018", da Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro.
A Academia Campista de Letras (ACL), com sede no Jardim São Benedito, abriu espaço neste sábado (24) à "I Jornada Cultural 2018", da Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro. O evento, promoção da ACL, foi parte da programação que comemora os 150 anos de nascimento do ex-presidente campista Nilo Peçanha e a elevação de Campos à categoria de cidade, em 28 de março. A jornada teve palestras, mesas de diálogos e momentos literomusicais.
O secretário de Educação, Cultura e Esportes (Smece), Brand Arenari, prestigiou a abertura do evento, que também contou com a participação da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Cristina Lima. "Não existe cultura maior ou menor que outra, melhor ou pior que outra. O valor e a riqueza cultural estão em sua variedade e diversidade, na capacidade de troca entre o local e o universal", destacou a presidente da FCJOL, Cristina Lima, que participou de uma das rodas de debate como uma das representantes do poder público municipal.
A coordenadora de Língua Portuguesa da Smece, Ana Raquel Pourbaix, também participou e destacou a importância do investimento na educação. "Pesquisas mostram que os alfabetizados plenos do país somam apenas 26% da população. E a leitura, os livros, são de grande importância no processo educacional, mesmo quando o impresso perde cada vez mais para as publicações digitais", ressalta.
Em uma das mesas de debate, o escritor e teatrólogo Winston Churchil Rangel ressaltou a importância das homenagens a Nilo Peçanha. O também escritor, advogado e professor universitário Fernando da Silveira foi outro que destacou os feitos do único campista a chegar à presidência da República, vencendo desafios ainda mais difíceis para sua época, considerando origens interioranas e de mestiço.
Campos foi a primeira cidade a sediar o evento da federação. Em seguida, virão Cambuci, Petrópolis e Nova Friburgo, todas ainda este ano. O presidente da Academia Fluminense de Letras, Waldenir de Bragança, também participou. "É com muita honra que recebemos no evento o presidente Waldenir", afirmou o presidente da ACL, Hélio Coelho, lembrando que, através do evento, também, foi possível mostrar um pouco do valor da cultura campista.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/12/2024 13:07:31 Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
- 22/12/2024 12:55:03 Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
- 22/12/2024 12:28:31 Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
- 22/12/2024 09:30:34 Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
- 21/12/2024 18:59:09 Campo do Espaço de Convivência do Eldorado é palco de Escolinha de Futebol
Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
2212 13h07Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
2212 12h55Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
2212 12h28Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
2112 17h03Revitalizado, Chafariz Belga vai ser entregue à população na próxima segunda
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro