Notícia no detalhe
Campos sedia Jornada Cultural da Federação das Academias de Letras do RJ
A Academia Campista de Letras (ACL), com sede no Jardim São Benedito, abriu espaço neste sábado (24) à "I Jornada Cultural 2018", da Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro.
A Academia Campista de Letras (ACL), com sede no Jardim São Benedito, abriu espaço neste sábado (24) à "I Jornada Cultural 2018", da Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro. O evento, promoção da ACL, foi parte da programação que comemora os 150 anos de nascimento do ex-presidente campista Nilo Peçanha e a elevação de Campos à categoria de cidade, em 28 de março. A jornada teve palestras, mesas de diálogos e momentos literomusicais.
O secretário de Educação, Cultura e Esportes (Smece), Brand Arenari, prestigiou a abertura do evento, que também contou com a participação da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Cristina Lima. "Não existe cultura maior ou menor que outra, melhor ou pior que outra. O valor e a riqueza cultural estão em sua variedade e diversidade, na capacidade de troca entre o local e o universal", destacou a presidente da FCJOL, Cristina Lima, que participou de uma das rodas de debate como uma das representantes do poder público municipal.
A coordenadora de Língua Portuguesa da Smece, Ana Raquel Pourbaix, também participou e destacou a importância do investimento na educação. "Pesquisas mostram que os alfabetizados plenos do país somam apenas 26% da população. E a leitura, os livros, são de grande importância no processo educacional, mesmo quando o impresso perde cada vez mais para as publicações digitais", ressalta.
Em uma das mesas de debate, o escritor e teatrólogo Winston Churchil Rangel ressaltou a importância das homenagens a Nilo Peçanha. O também escritor, advogado e professor universitário Fernando da Silveira foi outro que destacou os feitos do único campista a chegar à presidência da República, vencendo desafios ainda mais difíceis para sua época, considerando origens interioranas e de mestiço.
Campos foi a primeira cidade a sediar o evento da federação. Em seguida, virão Cambuci, Petrópolis e Nova Friburgo, todas ainda este ano. O presidente da Academia Fluminense de Letras, Waldenir de Bragança, também participou. "É com muita honra que recebemos no evento o presidente Waldenir", afirmou o presidente da ACL, Hélio Coelho, lembrando que, através do evento, também, foi possível mostrar um pouco do valor da cultura campista.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/12/2025 17:38:38 Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
- 19/12/2025 16:48:22 CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
- 19/12/2025 16:08:18 Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
- 19/12/2025 15:44:34 Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
- 19/12/2025 14:37:39 Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
1912 16h48CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
1912 16h08Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
1912 15h44Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
1912 14h37Agricultura reúne produtores familiares para orientar sobre edital do PAA
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
6Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez




















