Notícia no detalhe
Portadores de tuberculose contam com atendimento gratuito
Os portadores de tuberculose contam com o Programa de Controle da Tuberculose, em Campos. O atendimento é feito no Centro de Referência Augusto Guimarães (ao lado do Hospital Geral de Guarus), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Causada pela bactéria Bacilo de Koch, a tuberculose apresenta os seguintes sintomas clássicos: tosse, febre à tarde, sudorese noturna, falta de ar e, eventualmente, escarros sanguíneos e perda de peso.
Segundo o coordenador do Centro, Luiz Clóvis Parente, a unidade presta os serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento, com o objetivo de controlar a doença no município. O tratamento dura, em média, seis meses e é gratuito. Por dia, são atendidos cerca de 40 novos pacientes – geralmente aqueles considerados sintomáticos respiratórios, isto é, que apresentam tosse com expectoração há mais de três semanas.
– Os exames fundamentais para o diagnostico são: baciloscopia de escarro (de preferência o matinal, acumulado na árvore respiratória durante a noite) e a radiografia de tórax. A tuberculose tem cura em praticamente 100% dos casos e a resistência ao tratamento padronizado no Brasil não atinge 2%, sendo que o fundamental é o compromisso do paciente ao tratamento – explica o coordenador.
Segundo ele, os pacientes consultados têm direito a um lanche. Os que estão em tratamento recebem vale-transporte. “Distribuímos de 30 a 40 cestas básicas por mês e também dispomos de ambulância para buscar em casa, os pacientes que não têm condições de se locomover”, ressalta.
O local é dotado de salas equipadas com filtros absolutos (Hepa), atendendo orientações de biossegurança preconizados pela Anvisa. De janeiro a agosto deste ano foram realizados 882 atendimentos no serviço social e 2.714 consultas médicas. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar. Os familiares dos pacientes também são examinados. Os medicamentos, gratuitos, são fornecidos pelo Ministério da Saúde.
Entre os pacientes atendidos pelo programa, está o fotógrafo Juarez Fernandes Oliveira, que desde agosto está curado. “O atendimento é muito bom, eles dão até lanche enquanto estamos esperando para ser consultados. Os funcionários são muito educados e se preocupam conosco”, destaca.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/05/2025 09:13:22 Secretaria oferece auditório gratuito para empresas realizarem processos seletivos
- 09/05/2025 09:04:25 Fenótipo raro: Hemocentro destaca relevância de doadores com sangue especial
- 09/05/2025 08:06:26 Desenvolvimento Humano viabiliza nova sede para Centro de Cidadania LGBTQIA+
- 09/05/2025 07:44:00 Campos vai sediar Projeto de Energia Solar de R$ 2 bi e geração de 3 mil empregos
- 09/05/2025 07:38:55 Cursos Gratuitos 2025 da FCJOL: Divulgada a listagem dos selecionados
Secretaria oferece auditório gratuito para empresas realizarem processos seletivos
0905 09h04Fenótipo raro: Hemocentro destaca relevância de doadores com sangue especial
0905 08h06Desenvolvimento Humano viabiliza nova sede para Centro de Cidadania LGBTQIA+
0905 07h44Campos vai sediar Projeto de Energia Solar de R$ 2 bi e geração de 3 mil empregos
0905 07h38Cursos Gratuitos 2025 da FCJOL: Divulgada a listagem dos selecionados
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta