GCM capacita guardas para implantação da Ronda Comunitária
A Ronda Comunitária será utilizada, inicialmente, em bairros da área da central da cidade e depois estendida a outros locais. Equipe vai atuar em pontos estratégicos. Haverá ainda duplas com motos-patrulha.
A Guarda Civil Municipal (GCM) iniciou nesta segunda-feira (2), um curso de capacitação com 15 agentes para atuação na Ronda Comunitária em bairros, que será implantada na próxima semana. O curso tem oito horas diárias e está sendo ministrado na sede até sábado (7). No último dia, haverá aula prática com uma série de técnicas de abordagem para diferentes situações.
O curso vai englobar as seguintes disciplinas: Polícia Comunitária; Relações Interpessoais; Direitos Humanos; Cidadania; Preenchimento de Talão de Ocorrência (TRO), Violência, Crime e Controle Social, finalizando com a aula prática do sábado.
— Essa aula, por exemplo, inclui a utilização de armas não letais, como as pistolas de choque “spark” entre os próprios alunos, dando a eles a experiência de que é para ser utilizada somente em último caso, bem como o uso do espargidor (spray de pimenta) — explica o coordenador de ensino da GCM, Edmar Santana, acrescentando que haverá ainda Técnica de Tonfa (cassetete), Defesa Pessoal e “Algemamento”.
A Ronda Comunitária será utilizada, inicialmente, em bairros da área da central da cidade e depois estendida a outros locais. Serão utilizados grupos de três pessoas, incluindo uma guarda, para abordagens a mulheres, em plantão de 24 horas, circulando em uma viatura e parando a intervalos definidos em pontos estratégicos. Haverá duplas com motos-patrulha.
— Com a Ronda Comunitária em alguns bairros vamos retomar uma filosofia de trabalho do início da Guarda em Campos, há cerca de vinte anos, com um trabalho mais integrado e próximo à comunidade, em uma relação de parceria para ajudar a aumentar sensação de segurança, principalmente nas áreas com escolas — acrescenta o comandante da GCM, Fabiano Mariano.