Notícia no detalhe
Rafael Diniz reinaugura laboratório de informática da escola da Tapera
Unidade da Escola Municipal Manoel Ribeiro do Nascimento é uma das 30 reativadas este ano, pela Prefeitura, depois de quase 8 anos fechadas. A meta é de que até o final de 2018 sejam mais de 100 salas em funcionamento.
O prefeito Rafael Diniz reinaugurou oficialmente, nesta quarta-feira (4), o laboratório de informática da Escola Municipal Manoel Ribeiro do Nascimento, na Tapera, um dos 30 reativados pela Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) este ano. Até o final do semestre a meta é chegar a 50 laboratórios ativos e, até dezembro, serão mais de 100. Os espaços ficaram fechados por quase oito anos.
— Como eu sempre digo, não existe caminho para uma transformação de verdade que não seja pela educação. Garantir acesso à tecnologia aos nossos alunos, que foram privados disso por tantos anos, é muito importante e uma alegria muito grande para nós. Todos os pais querem que seus filhos tenham essa oportunidade - até para poder prepará-lo para o mercado de trabalho futuramente. Aos poucos nós vamos conseguir a educação que desejamos, pois a transformação de 239 unidades não se faz da noite para o dia. Mas, com esforço, dedicação e responsabilidade, conseguiremos — frisou o prefeito.
Nos próximos dias serão reabertos outros dois laboratórios: o da Escola Municipal José de Anchieta, no Xexé (Farol), e o da Escola Municipal Manoel Coelho, em Goitacazes. "Estamos levando inclusão digital aos nossos estudantes, inclusive de unidades mais afastadas da área urbana, onde o acesso à informática é ainda mais difícil. Tudo isso é possível graças a uma gestão inteligente, sem gastos irresponsáveis", destaca o secretário de Educação, Brand Arenari.
Os laboratórios funcionam como um complemento pedagógico. Neles, os estudantes trabalham com jogos e programas educacionais, têm acesso à internet, videoaulas e a um banco de atividades práticas, reunidas e produzidas pelos profissionais da Smece ao longo de 2017.
Para a estudante do quarto ano Echyrle Vitória, de 12 anos, a aula no laboratório é a parte mais esperada. “A gente aprende muita coisa legal aqui e se diverte. Eu tinha computador em casa, mas meu pai precisou vender, então é aqui onde aprendo a mexer”, confessa.
De acordo com a coordenadora do Programa Escola Conectada 3.0 da Smece, Anna Karina Vieira de Azevedo, uma outra etapa do projeto, voltada exclusivamente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), já começou a ser colocada em prática na E. M. Maria Lúcia, no Turfe Clube, e na E.M. Amaro Prata Tavares, no Centro. “O estudante da EJA é adulto, precisa de um enfoque diferenciado. Por este motivo, desenvolvemos para eles cursos de capacitação em informática básica. Esta ferramenta o auxiliará no mercado de trabalho”, enfatiza.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2024 14:29:09 Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
- 24/11/2024 14:17:17 Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
- 23/11/2024 18:28:41 Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
- 23/11/2024 14:49:11 Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
- 23/11/2024 11:34:18 Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
2411 14h17Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
2311 18h28Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
2311 14h49Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
2311 11h34Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação