Notícia no detalhe
Rafael Diniz reinaugura laboratório de informática da escola da Tapera
Unidade da Escola Municipal Manoel Ribeiro do Nascimento é uma das 30 reativadas este ano, pela Prefeitura, depois de quase 8 anos fechadas. A meta é de que até o final de 2018 sejam mais de 100 salas em funcionamento.
O prefeito Rafael Diniz reinaugurou oficialmente, nesta quarta-feira (4), o laboratório de informática da Escola Municipal Manoel Ribeiro do Nascimento, na Tapera, um dos 30 reativados pela Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) este ano. Até o final do semestre a meta é chegar a 50 laboratórios ativos e, até dezembro, serão mais de 100. Os espaços ficaram fechados por quase oito anos.
— Como eu sempre digo, não existe caminho para uma transformação de verdade que não seja pela educação. Garantir acesso à tecnologia aos nossos alunos, que foram privados disso por tantos anos, é muito importante e uma alegria muito grande para nós. Todos os pais querem que seus filhos tenham essa oportunidade - até para poder prepará-lo para o mercado de trabalho futuramente. Aos poucos nós vamos conseguir a educação que desejamos, pois a transformação de 239 unidades não se faz da noite para o dia. Mas, com esforço, dedicação e responsabilidade, conseguiremos — frisou o prefeito.
Nos próximos dias serão reabertos outros dois laboratórios: o da Escola Municipal José de Anchieta, no Xexé (Farol), e o da Escola Municipal Manoel Coelho, em Goitacazes. "Estamos levando inclusão digital aos nossos estudantes, inclusive de unidades mais afastadas da área urbana, onde o acesso à informática é ainda mais difícil. Tudo isso é possível graças a uma gestão inteligente, sem gastos irresponsáveis", destaca o secretário de Educação, Brand Arenari.
Os laboratórios funcionam como um complemento pedagógico. Neles, os estudantes trabalham com jogos e programas educacionais, têm acesso à internet, videoaulas e a um banco de atividades práticas, reunidas e produzidas pelos profissionais da Smece ao longo de 2017.
Para a estudante do quarto ano Echyrle Vitória, de 12 anos, a aula no laboratório é a parte mais esperada. “A gente aprende muita coisa legal aqui e se diverte. Eu tinha computador em casa, mas meu pai precisou vender, então é aqui onde aprendo a mexer”, confessa.
De acordo com a coordenadora do Programa Escola Conectada 3.0 da Smece, Anna Karina Vieira de Azevedo, uma outra etapa do projeto, voltada exclusivamente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), já começou a ser colocada em prática na E. M. Maria Lúcia, no Turfe Clube, e na E.M. Amaro Prata Tavares, no Centro. “O estudante da EJA é adulto, precisa de um enfoque diferenciado. Por este motivo, desenvolvemos para eles cursos de capacitação em informática básica. Esta ferramenta o auxiliará no mercado de trabalho”, enfatiza.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















