Notícia no detalhe
Programa Saúde na Escola recepciona novos acadêmicos
Trinta estudantes de Nutrição, Enfermagem, Serviço Social e Psicologia conheceram todas as vertentes de atuação e novos projetos do PSE.
A equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) recepcionou, na tarde desta quarta-feira (4), os novos acadêmicos para o primeiro ciclo de estágios no programa este ano. Durante o evento, que aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), os 30 estudantes de Nutrição, Enfermagem, Serviço Social e Psicologia conheceram todas as vertentes de atuação e novos projetos do PSE.
Este ano, participam acadêmicos da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estácio de Sá (Unesa), UniRedentor e do Centro Universitário Fluminense (Uniflu). De acordo com a coordenadora do PSE, Cátia Mello, o programa funciona como uma política intersetorial, unindo Saúde e Educação, com uma articulação entre escola e rede básica de saúde.
— Não é um programa assistencial, é de prevenção de doenças e de promoção da saúde. Fizemos este evento para que o acadêmico entenda o lugar onde ele está inserido, como é a rotina de trabalho e o envolvimento com a equipe que compõe este ambiente profissional. Não basta apenas o cumprimento da carga horária, exigida pela Universidade, é preciso que eles se envolvam nas atividades propostas, uma vez que terão a oportunidade de produzir cientificamente os dados trabalhados — ressalta Cátia.
Ingra Valente, estudante do oitavo período de Nutrição na Unesa, é uma das acadêmicas deste novo ciclo do PSE. “Eu quero atuar com nutrição materno-pediatra, então o projeto do PSE de enfrentamento à obesidade infantil me interessou muito, pois é um problema muito comum no público com o qual eu vou trabalhar. Acho que será muito interessante e proveitoso”, conta Ingra.
Durante o evento, foram apresentados os projetos: de produção acadêmica e científica; de saúde vocal para professores; Educação em Saúde Bucal; Enfrentamento à Obesidade Infantil; Prevenção ao Suicídio, Gravidez na adolescência e de cidadania, trabalhando o Estatuto da Criança e Adolescente; além dos programas realizados em parceria com o governo federal, de prevenção ao uso de álcool e drogas.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira