Superintendência do Idoso visita Usina de Letras de Tócos
O objetivo é expandir os serviços aos idosos da Baixada Campista. Projeto com idosos acontece todas às quartas, na Usina Paraíso, com palestras sobre saúde, alimentação e bem-estar.
Uma equipe da Superintendência dos Direitos do Idoso visitou, na tarde desta quarta-feira (4), a Usina de Letras de Tócos que é um projeto da Usina Paraíso e abriga o grupo de convivência da Terceira Idade Zenilta Martins. O objetivo é expandir os serviços aos idosos da Baixada Campista. Além da entrega das Cadernetas de Saúde do Idoso, ficou programado uma mostra gastronômica com comidas típicas.
— Viemos fazer uma visita técnica com colaboradores experientes no manejo com o idoso. Esse é um dia marcante quando estamos levantando as necessidades e possibilidades de proporcionar o envelhecimento saudável e ativo conforme prevê a rede de Proteção Social. Há, ainda, a intenção de trazermos o atendimento com animadores culturais nos dias das reuniões dos grupos que existem na Baixada. E, no dia 9 de maio, vamos promover uma mostra gastronômica com comidas típicas da Baixada seguida de tarde dançante com Cris Raquel — destacou a superintendente da pasta, Heloísa Landim.
Heloísa lembrou, ainda, que são as parcerias que alavancam e são os braços para que a superintendência possa chegar onde o idoso está. “Nós precisamos sempre desses parceiros para alcançarmos, cada vez mais, um número maior de idosos”, disse.
Maria Cristina Coutinho, presidente da Fundação Geraldo Coutinho, que faz parte do projeto da Fundação Usina de Letras destacou a importância da visita da equipe da Superintendência. “Essa Fundação foi criada para abrigar qualquer projeto que favoreça a comunidade local e um dos beneficiados é o grupo de Terceira Idade que sempre foi coeso e participativo. Agora vamos poder tornar realidade muitos dos anseios dos nossos idosos”, frisou.
A vice-presidente do grupo Telma de Souza Pourbaix tem 79 anos e participa do grupo há 16. “A visita de vocês proporcionou momentos de esperança para nós”, disse.
A Usina de Letras de Tócos se reúne às quartas-feiras. Os idosos participam de palestras sobre saúde, alimentação e bem-estar. Além disso, fazem roda de poesia, música e bingo.