O prefeito Rafael Diniz participou nesta quinta-feira (5), da solenidade de inauguração das obras de reforma da 134ª Delegacia Policial (DP/Centro), realizadas durante sete meses a partir de parceria com órgãos públicos e empresas privadas. Reunindo dezenas de autoridades de diferentes esferas, entre elas o chefe de Polícia Civil do estado, Rivaldo Barbosa Araújo Junior, acompanhado do subchefe, Gilberto da Cruz Ribeiro, a solenidade foi no pátio da delegacia, sob estrutura cedida e montada pela Superintendência de Entretenimento e Lazer.
— É com muita satisfação que vemos parcerias sendo utilizadas nesse caso com outros entes públicos e também a iniciativa privada. É um modelo que utilizamos desde o nosso primeiro dia de governo, com grande sucesso, e que agora vemos também aqui. Isso é muito importante, especialmente em momentos de crise, e como resultado ganham os servidores que aqui trabalham e a população atendida no espaço — destacou Rafael Diniz.
O titular da 134ªDP, delegado Geraldo Rangel, também ressaltou a importância da união de forças para realizar a reforma da unidade, inaugurada em 2000, um ano antes de ele entrar para a Polícia Civil. “Recorremos a recursos públicos específicos e foram liberados cerca de R$ 300 mil, mas como o valor não cobriria tudo, buscamos parceiros para o projeto. Ainda falta alguma coisa, mas conseguimos dar um novo aspecto ao espaço para desenvolver nosso trabalho e atender a população”, relatou Geraldo Rangel.
A reforma, com projeto da arquiteta Nari Ramos Cruz, cedida pela prefeitura, durou sete meses e foi acompanhada por parceiros como a Prefeitura, a Justiça do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho, e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), representando entes da iniciativa privada, dentre outros. Com a verba destinada, uma nova viatura foi adquirida e diversas reformadas. Novos aparelhos de ar condicionado, impressoras e mobiliários também foram comprados, bem como trocado e elevado todo o piso; feito o redimensionamento de ambientes, com divisórias; reforma de banheiros para atendimento ao público, pintura interna e externa, criação de nova sala de reunião e outras melhorias.
— Entre tantos problemas devido à falta de recursos nas repartições do estado, temos aqui um extraordinário exemplo de gestão, de busca pelas soluções. Em muitos casos, a crise é vista como uma “janela de oportunidades”. O delegado Geraldo Rangel e sua equipe estão de parabéns, bem como os parceiros nesse belo trabalho — elogiou Rivaldo Barbosa. “Foi um trabalho muito gratificante e sinto um grande orgulho de ter participado, comparecendo sempre que solicitado para acompanhar as obras”, lembrou o juiz da 1ª Vara do Trabalho de Campos, Cláudio Victor Freitas.
Participaram ainda da solenidade o presidente da Câmara Municipal, Marcão Gomes; o comandante do 8º BPM/Campos, tenente coronel Fabiano Santos; delegados de polícia do município e da região e representantes dos parceiros, dentre outras autoridades. Muitos receberam homenagens, em especial a equipe do Batalhão com Cães da PM de Casimiro de Abreu, frequentemente utilizada em operações policiais em Campos. Em seguida, todos foram percorreram as instalações da unidade.