Notícia no detalhe
No Dia da Natação, Fundação Municipal de Esportes comemora marca de 2 mil alunos
Modalidade esportiva que voltou a brilhar em Campos na gestão do prefeito Rafael Diniz já atende crianças, jovens e adultos na sede da fundação e nas Vilas Olímpicas
A Fundação Municipal de Esportes (FME) vem, nesses últimos 16 meses, resgatando o esporte em Campos. Neste 8 de abril, comemora-se o Dia da Natação e a modalidade esportiva já trouxe muitos troféus e medalhas para a cidade, nas braçadas firmes e rápidas de nadadores como o próprio presidente da fundação, Raphael Thuin - campeão do mundo 4 vezes –, Felipe Brandão, Gisele Pereira, Laura Crespo, entre outros atletas. Atualmente, em sua sede e nas Vilas Olímpicas, a FME tem cerca de dois mil alunos.
Desde que assumiu a pasta, Raphael Thuin firmou parceria com a Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro (FARJ) e, no município, já foram realizadas quatro etapas, sendo a última no dia 27 de março, quando mais de 50 nadadores de projetos sociais da Prefeitura de Campos, inclusive do Paraesportes, participaram e conquistaram medalhas.
— Sou suspeito para falar da importância da natação. Entrei nas raias aos 6 anos de idade, para melhorar uma crise de bronquite, mas me apaixonei pelo esporte, onde vivi por mais de 20 anos competindo, primeiro pela minha cidade de Campos dos Goytacazes, depois pelo estado do Rio de Janeiro, onde fui atleta do Flamengo. Também tive o privilégio de fazer parte da Seleção Brasileira, onde fui campeão do mundo por 4 vezes. Devo muito à natação e, hoje, como presidente da Fundação Municipal de Esportes, tenho esse compromisso com a cidade que meu deu tantas oportunidades — destacou Raphael Thuin.
A natação é uma das modalidades mais procuradas pela população mais jovem. As irmãs Maria Eduarda e Larissa Peixoto Soares Pecly, de 12 e 11 anos, respectivamente, chegam às 8h toda segunda, quarta e sexta-feira para as aulas de natação na sede da Fundação. “Elas estavam ansiosas para o início das aulas, porque nadam desde pequenas e a modalidade tem ajudado muito a melhorar a sinusite”, explicou a mãe das meninas, Aline Peixoto Soares.
A atleta da Vila Olímpica de Travessão Natália Freire, de 14 anos, conquistou o 1º lugar nos 25m livre, mais um bom resultado conquistado. De acordo com o técnico Aloizio Azeredo, a jovem tem um grande potencial e futuro na natação. Já na Vila do Parque Guarus, Ana Beatriz Nascimento, de 9, conquistou a medalha de ouro nos 25m livre, em sua categoria. Esses resultados foram obtidos na etapa de Natação da FARJ que aconteceu no dia 27 de março, na piscina do Tênis Clube.
O dia — Para Thuin, uma data para comemorar a natação demonstra a importância deste esporte, considerado um dos mais completos.
— A natação é um dos esportes que movimenta e estimula todos os músculos do corpo. Como atleta e presidente da Fundação, venho trabalhando junto com toda à equipe de profissionais para descobrir novos atletas, não somente na natação, que poderão competir e trazer mais medalhas e troféus para Campos. Sabemos que não é fácil, mas temos oportunidade de descobrir grandes talentos. Acreditamos e vamos massificar o esporte na cidade. Esse é o compromisso do prefeito Rafael Diniz de dar oportunidade às crianças e jovens da nossa cidade — disse o presidente da FME.
História — Desde os seus primórdios, a natação passou por diversas mudanças até ter seus estilos definidos e se tornar um esporte oficialmente. A estreia da primeira equipe de natação em uma olimpíada foi em 1920 na Antuérpia, mas o primeiro nadador brasileiro a subir ao pódio só atingiu esse feito 32 anos depois. Isso aconteceu em 1952 nas olimpíadas de Helsinki, onde o nadador Tetsuo Okamoto ganhou medalha de bronze nos 1500m livre. Na história feminina, a nadadora Maria Lenk foi a primeira mulher brasileira e sul-americana a participar de uma Olimpíada, em 1932. A atleta continuou competindo até os 92 anos de idade.
Vagas — A Fundação Municipal de Esportes continua com inscrições abertas para diversas modalidades, como xadrez, vôlei, futebol, karatê, judô, taekwondo, jiu-jitsu e funcional. Os interessados devem comparecer à sede, na Rua dos Goytacazes, 499, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, para realizar a matrícula. É necessário cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade, comprovante de residência, declaração escolar para as pessoas que estão cursando o ensino fundamental, atestado médico e duas fotos 3x4. Vale ressaltar, que existem vagas para várias modalidades nas seis Vilas Olímpicas. O atendimento nas Vilas acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com horário de almoço de 12h às 14h.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2024 18:28:41 Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
- 23/11/2024 14:49:11 Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
- 23/11/2024 11:34:18 Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
- 23/11/2024 11:15:33 Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
- 23/11/2024 10:58:34 Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Depois de melhor nota no IDEB, Campos recebe Selo Ouro na Educação
2311 14h49Prefeitura realiza obra de reforma geral no Palácio da Cultura e otimiza espaços
2311 11h34Campos celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue com uma corrida neste domingo
2311 11h15Inscrições para Oficinas de Natal no Restaurante do Povo despertam interesse
2311 10h58Apape ensaia apresentação de Alto de Natal que será apresentado dia 3 de dezembro
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação