Notícia no detalhe
Em parceria, Agricultura inicia nova intervenção no Canal Cambaíba
Nildo Cardoso, acompanhado do presidente do Programa “Limpa Rio”, Luiz Antônio Corrêa, percorreu vários canais na Baixada campista, fazendo uma avaliação dos trabalhos realizados.
Em parceria com o programa “Limpa Rio”, do governo do estado, a Superintendência municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP) iniciou nesta terça-feira (10), nova intervenção no Canal Cambaíba, que sai do Rio Paraíba do Sul em direção à Baixada Campista. O canal, que no ano passado foi dragado em um trecho de 7 quilômetros, desta vez apresentou problemas em uma extensão, de 10 quilômetros, devido ao excesso de chuva, que provocou seu transbordamento e alagou propriedades rurais em localidades como Espinho, Baltazar e Saquarema Grande, dentre outras.
— Antes era a seca e agora os alagamentos, mas esse é o regime das águas, a força da natureza, que temos que respeitar. E novamente estamos prontos para a intervenção, em nova parceria com o “Limpa Rio”. Mas vale ressaltar que por mais de dez anos, os canais da Baixada ficaram sem qualquer tipo de manutenção, que foi retomada somente no início do ano passado, quando buscamos a parceria com o governo do estado — explica o superintendente Nildo Cardoso.
Nesta segunda (9), acompanhado do presidente do “Limpa Rio”, Luiz Antônio Corrêa, Nildo Cardoso percorreu vários canais na Baixada, fazendo uma avaliação dos trabalhos já realizados e estudando as novas intervenções a serem feitas. “Estamos recomeçando pelo Cambaíba porque é o que corta as áreas com propriedades em situação mais crítica. Com duas máquinas, uma da prefeitura e outra do Limpa Rio, estamos começando a partir da confluência do Cambaíba com o Canal São Bento, onde a vegetação impede o escoamento da água acumulada. Em dois meses esperamos limpar os 10 quilômetros”, explicou o superintendente.
Ainda segundo Nildo, em muitos trechos do canal a intervenção não podia ser feita há alguns dias, porque o alagamento impedia a entrada das máquinas, como ainda ocorre em algumas partes. “E em muitas das áreas alagadas havia lagoas que acabaram drenadas, como a do Curumim, a dos Paus e a Saquarema. Com as chuvas, essas áreas voltaram a acumular água, como já era de se esperar”, completou o superintendente, lembrando que também a Lagoa Feia perdeu muito do espelho d’água com aterros irregulares nas últimas décadas.
A dragagem dos canais, ainda segundo Nildo, tem sido uma das prioridades desde o primeiro dia de governo, mas a demanda é enorme. “Toda a malha soma cerca de 1.500 quilômetros de extensão. Além do trabalho já feito no Cambaíba, que estamos retomando, realizamos intervenções em 10 dos 40 quilômetros do Coqueiros, no São Bento e no da Onça. E estamos desde outubro no Canal do Caxexo, onde já limpamos cerca de 10 quilômetros e faltam apenas dois para completar. E também no Canal Rio Novo, onde começamos a dragagem em dezembro”, completou o superintendente.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
- 09/09/2025 13:27:22 Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
- 09/09/2025 13:19:31 Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
- 09/09/2025 13:04:52 Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
0909 13h27Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
0909 13h19Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
0909 13h04Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira