Notícia no detalhe
Secretários e superintendentes debatem políticas públicas para a população negra
Iniciativa da Superintendência da Igualdade Racial uniu representantes de diversões órgãos da Prefeitura, para a realização de uma força-tarefa com ações emergenciais nas áreas de maior vulnerabilidade social.
Representantes de diversas secretarias e superintendências da Prefeitura de Campos se reuniram nesta quarta-feira (11) para edificação de políticas públicas transversais de igualdade racial com foco prioritário em áreas de maior concentração de população de pretos e pardos. A reunião foi um desdobramento do Encontro para Discussão sobre a Juventude Negra (Endijune), realizado no dia 21 de março, com representantes da sociedade civil.
A iniciativa da Superintendência da Igualdade Racial uniu representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Segundo a superintendente da Igualdade Racial, Lúcia Talabi, foi expressa a necessidade de uma força-tarefa que una os diversos equipamentos da prefeitura para ações emergenciais nas áreas de maior vulnerabilidade social e com cerceamento histórico de direitos.
— O Encontro para Discussão sobre a Juventude Negra foi feito, justamente, para que pudéssemos estreitar laços com a sociedade civil e com outras instituições. De lá, saíram diversas propostas e pudemos ver a importância dessas demandas. Como desdobramento, agora, buscamos este primeiro encontro, para iniciar um trabalho conjunto e urgente para a juventude negra, usando como base as reinvindicações da sociedade — disse Lúcia.
De acordo com o diagnóstico feito pela Supir, os bairros com maior concentração de população negra em Campos são: Codin, Industrial, Eldorado, Santa Rosa e Custodópolis. Segundo a diretora de Pesquisas da Supir, Simone Pedro, através de trabalho integrado entre secretarias, políticas públicas serão direcionadas especificamente a estas áreas.
— Através do encontro de 21 de março detectamos a questão emergencial de se promover políticas voltadas para a juventude negra em Campos. Precisamos criar uma força-tarefa entre os órgãos que foram convocados para diminuir o nível de exclusão social no qual se encontra o jovem negro em Campos e tentar afastá-lo da insegurança que vem sofrendo — relatou.
Entre os participantes, a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Sana Gimenes, pontuou algumas possibilidades e se mostrou unida ao trabalho por uma política pública transversal. “Há projetos que buscaremos implementar e buscaremos dar prioridade às áreas que mais carecem destes incentivos à arte, à cultura e às atividades com viés econômico. Já estamos em trâmite para a consolidação de um projeto em parceria com o governo federal. Este projeto integra programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer”, disse.
Também participaram da reunião o superintendente adjunto da Supir, Antônio Barreto; a diretora de territórios da superintendência, Ianani Dias; o diretor de projetos, Diogo Lima; além do subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Mario Sergio Cardoso; a diretora de Direitos Humanos da SMDHS, Vanessa Henriques; a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Bianca Firmino e a chefe de gabinete da Smece, Roberta Barcellos.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















