Notícia no detalhe
Levantamento sobre cáries na população escolar continua
A Coordenação de Assistência Odontológica da Secretaria de Saúde, através do Programa Saúde na Escola (PSE), continua fazendo a pesquisa de campo para o levantamento epidemiológico de cárie em crianças de 5 e 12 anos, matriculadas em escolas públicas e privadas. Das 40 escolas sorteadas, cerca de 30 já receberam a visita das equipes, formadas por dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal.
Nesta sexta-feira (5), foram examinados os alunos do Colégio Estadual José do Patrocínio, no Parque Leopoldina. De acordo com a dentista Cíntia Pinheiro Fagundes, os estudantes estão mais conscientes. “Este trabalho preventivo nas escolas é muito importante”, afirma. Aluno da 4ª série, Marlon Henrique Lírio Gama, 12 anos, aprovou a iniciativa. “Gostei deste trabalho que fizeram aqui hoje”, disse.
Segundo o orientador da pesquisa, Luiz Maurício Nunes, em sete escolas que já tiveram os dados totalmente contabilizados, o resultado foi positivo. “O índice de cárie estava abaixo do esperado, o que nos surpreendeu muito”, ressalta, lembrando que a pesquisa deve estar concluída em dezembro.
– Este trabalho de campo é muito importante, porque é onde temos os resultados precisos, para, a partir daí, fazermos o planejamento de saúde, ou seja, analisar se vamos priorizar a parte preventiva ou a parte curativa – explica. Cada criança é examinada individualmente e o resultado, comparado ao resto do grupo.
O levantamento teve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), conforme determinação do Ministério da Saúde. A estimativa é avaliar 880 crianças de 5 anos, que ainda têm dente de leite, e outros 940 adolescentes de 12 anos, que já têm dente permanente.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 20:39:08 FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
- 23/03/2026 17:59:47 Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
- 23/03/2026 17:29:07 Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
- 23/03/2026 16:38:53 Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
- 23/03/2026 16:29:17 Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
2303 17h59Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
2303 17h29Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
2303 16h38Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
2303 16h29Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















