Notícia no detalhe
Marcelo Sampaio faz palestra sobre samba e Carnaval
O professor de História e pesquisador, Marcelo Sampaio, proferiu neste sábado (06), palestra sobre "As origens do samba e do Carnaval", no Espaço do Café Literário, na 6a Bienal do Livro de Campos, que está sendo realizada na Praça São Salvador. Na oportunidade, Marcelo Sampaio falou sobre o surgimento do Carnaval, no ano de 1901, e do samba como resistência ao status quo da época. Ele também abordou a polêmica existente entre os sambistas Noel Rosa e o campista Wilson Batista.
Um dado importante da palestra de Marcelo Sampaio foi o relato de que Noel Rosa teria sentado no banco que existia em frente ao Hotel Gaspar, depois de um show que fez com "Os Tangarás", no Clube de Regatas Rio Branco.
A palestra, baseada na pesquisa de palestrante para doutorado da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi intercalada com a execução de músicas de Cartola, Paulinho da Viola e Chico Buarque. A mediação foi feita pela presidente da Academia Pedralva de Letras e Artes, Sueli Petrucci. Na platéia estava, entre tantos outros, o membro da Velha Guarda do Samba Campista, Geraldo Gamboa, de 81 anos.
Marcelo Sampaio - Colaborador do Instituto do Carnaval, membro do Conselho Consultivo do Instituto Cultural Cravo Albin, editor do site "Carnaval de Campos" e colaborador dos sites "Esquina do Samba" (Rio de Janeiro-RJ), "Rota do Samba" (Guaratinguetá-SP) e "Graces Cidade Luz" (Campos dos Goytacazes-RJ).
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
- 10/01/2026 13:55:20 Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
- 10/01/2026 09:37:57 Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
1001 14h42FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
1001 13h55Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
1001 09h37Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















