Notícia no detalhe
Reinvenção do Fundecam é tema de palestra em universidade
Rodrigo Lira, superintendente do Fundo de Desenvolvimento de Campos, explicou as ações a alunos e professores dos programas de mestrado e doutorado.
O superintendente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Rodrigo Lira, ministrou palestra sobre “A reinvenção do Fundecam e as políticas de desenvolvimento local com base na inovação” para alunos e professores dos programas de mestrado e doutorado da Universidade Cândido Mendes, na quarta-feira (18). O professor titular e diretor do polo de inovação do Instituto Federal Fluminense (IFF)/unidade EMBRAPII, Rogério Atem, também participou da conferência.
Rodrigo, que também é professor do programa de doutorado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade, apresentou um panorama do propósito da criação do Fundecam, ainda em 2001. “Por ausência de uma política industrial clara, pensando nas vocações do município, essa política foi mal sucedida e isso culminou em uma dívida de 40 empresas com o Fundecam em torno de R$ 400 milhões”.
Em seguida, Lira falou sobre as mudanças que vêm ocorrendo, não somente no Fundecam, mas nas políticas de desenvolvimento local. “No último dia 10, foi sancionada a lei do ‘Viva Ciência’, um programa de apoio à ciência, tecnologia, inovação, extensão e empreendedorismo. Além do Programa Municipal de Microcrédito, o Fundecam Crédito Certo – que são eles: Fundecam Empreendedor, Fundecam Economia Solidária, Fundecam Agricultura Familiar e Fundecam Inovação. Agora, fizemos parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), um ator importante para o desenvolvimento da região. É preciso descolar essa cultura de acomodação em função dos royalties e criar uma matriz de desenvolvimento baseado na inovação”.
Rogério Atem finalizou a palestra apresentando os modelos alternativos de desenvolvimento. “Esta parceria com o Fundecam pretende turbinar o desenvolvimento de empresas vocacionadas para tecnologia e inovação dentro do município de Campos”.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/12/2025 17:55:40 Rodoviárias já registram aumento no movimento pelas festas de fim de ano
- 24/12/2025 10:26:43 Casais consolidam união e elogiam cerimônia do Casamento Comunitário
- 24/12/2025 09:39:41 Integrante do Moto Club de Campos leva solidariedade de Natal ao HFM
- 23/12/2025 22:00:04 Prefeito Wladimir inaugura primeira etapa da Orla de Guarus
- 23/12/2025 17:38:04 Distribuição de presentes marca ação de Natal nas unidades pediátricas da FMS
Rodoviárias já registram aumento no movimento pelas festas de fim de ano
2412 10h26Casais consolidam união e elogiam cerimônia do Casamento Comunitário
2412 09h39Integrante do Moto Club de Campos leva solidariedade de Natal ao HFM
2312 22h00Prefeito Wladimir inaugura primeira etapa da Orla de Guarus
2312 17h38Distribuição de presentes marca ação de Natal nas unidades pediátricas da FMS
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
5Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
6Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos




















