Notícia no detalhe
Estudantes da rede municipal têm roda de conversa com escritor
Fernando Carraro, autor paulista de mais de 50 livros infantojuvenis, visitou a Escola Municipal Francisco de Assis. O evento faz parte das comemorações pelo Dia Nacional do Livro Infantil.
Os estudantes da Escola Municipal Francisco de Assis, no Matadouro, participaram nesta quinta-feira (19) de uma roda de conversa com o escritor infantojuvenil Fernando Carraro. O evento fez parte das comemorações pelo Dia Nacional do Livro Infantil, realizadas pela Prefeitura de Campos, através da coordenação de Língua Portuguesa da Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Na ocasião, estudantes integrantes do Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta), apresentaram quatro textos literários.
O escritor paulista está em Campos deste a última quarta-feira (18), quando participou de um evento, em comemoração do Dia do Livro na Academia Campista de Letras. Fernando ficou encantado com a receptividade dos estudantes e, especialmente, com o Gotta.
— Eles são maravilhosos. Um trabalho fantástico de divulgação da literatura e incentivo à cultura. Já trabalhei com teatro e essas crianças tem um dom natural, a impostação de voz correta e são muito expressivos. Meu sonho é vê-los na televisão — ressalta o escritor.
Na escola, Fernando falou aos estudantes sobre o prazer de escrever e criar personagens “Gosto de me comunicar diretamente com os meus leitores, é uma forma de incentivar futuros escritores. O que é preciso para escrever? Uma boa ideia na cabeça e um lápis nas mãos. Isso esses jovens têm, basta incentivo”, acredita o autor de mais de 50 livros.
A diretora da unidade, Nádia Pacheco, gostou muito da iniciativa. “A leitura é muito importante na formação do cidadão. Aqui temos a nossa biblioteca e fazemos, ao longo do ano, uma série de atividades de incentivo à literatura, como o nosso festival de poesias. Termos a visita de um escritor tão querido é um estímulo e um prestígio”, confessa Nádia.
— O livro é o grande ícone da cultura, o passaporte para a cidadania. Nesta edição de 2018 , estamos comemorando a literatura e a paz. Por meio da literatura podemos construir um mundo melhor, mais sensível e mais humanizado. A Literatura é essa possibilidade não só de formar leitores e escritores, mas de transformar uma sociedade-, frisa a coordenadora de Língua Portuguesa na Smece, Ana Raquel Pourbaix.
A programação em comemoração ao Dia do Livro Infantil continuou ao longo da tarde nas escolas, hospitais e na sede da Smece, com contação de histórias, biblioteca itinerante e trocas de livros. A iniciativa faz parte do Programa Municipal de Incentivo à Leitura, projeto “Ler Par@ Ser”.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
- 09/09/2025 13:27:22 Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
0909 13h27Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira