Notícia no detalhe
Maurício Veneza conta a história “Vovô foi viajar” na Caverna
Alunos da Escola Municipal Castelo Branco, localizada na Pecuária, tiveram a oportunidade de ouvir a história do “Vovô foi viajar”, contada pelo próprio autor, Maurício Veneza, na Caverna Literária, montada na 6ª Bienal do Livro. Segundo o escritor, que lida apenas com linguagens infantis, o “Vovô foi viajar” fez parte do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), que promove o acesso à cultura e ao incentivo à formação do hábito da leitura nos alunos e professores, através da distribuição de acervos de obras e literatura, de pesquisa e de referência.
Veneza contou que o livro é uma história narrada por uma neta e se inicia com a pergunta: “Mãe, por que o vovô não vem mais aqui em casa?”. “Esta pergunta ela repete para várias pessoas da família e uns diziam que ele foi viajar para muito longe, outros davam uma desculpa. Neste instante a menina começa a contar para o leitor que o avô era super legal. No final da história, a criança toma coragem, levanta da rede, entra na sala e resolve explicar a todos que, de verdade, o avô tinha morrido”, explicou o escritor, que o livro fala da morte de forma infantil e bem humorada.
Em seguida, um aluno lhe perguntou como são feitos os desenhos do livro, já que as ilustrações também são de Maurício. “Primeiro faço a lápis, pois eu erro sempre e segundo faço ilustrações sem repetir o texto, dando oportunidades para as crianças usarem o imaginário”, disse.
Logo depois, o escritor fez uma performance de ilustração. “Foi tudo feito à base do improviso, interagindo com as crianças e mostrando para elas que também são capazes de viajar no mundo da ilustração”, afirmou.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/05/2025 08:06:26 Desenvolvimento Humano viabiliza nova sede para Centro de Cidadania LGBTQIA+
- 09/05/2025 07:44:00 Campos vai sediar Projeto de Energia Solar de R$ 2 bi e geração de 3 mil empregos
- 09/05/2025 07:38:55 Cursos Gratuitos 2025 da FCJOL: Divulgada a listagem dos selecionados
- 08/05/2025 17:54:18 Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
- 08/05/2025 15:46:55 Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
Desenvolvimento Humano viabiliza nova sede para Centro de Cidadania LGBTQIA+
0905 07h44Campos vai sediar Projeto de Energia Solar de R$ 2 bi e geração de 3 mil empregos
0905 07h38Cursos Gratuitos 2025 da FCJOL: Divulgada a listagem dos selecionados
0805 17h54Resultado da 1ª etapa de seleção para professores do Programa Brasil Alfabetizado
0805 15h46Depois de Espinho, é a vez de Correnteza receber iluminação led na Baixada
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta