O encerramento das apresentações do Intercâmbio UniRio fez o público lotar novamente o Teatro de Bolso Procópio Ferreira, em Campos, nesta segunda-feira (23). Os atores da universidade carioca atuaram em cinco cenas e fecharam o ciclo de quatro dias de oficinas e performances gratuitas.
Pela manhã, a oficina "Criação de dispositivos de gênero e permitividade" foi ministrada para estudantes de teatro de Campos e região, em experiência que saiu do palco e chegou até a Praça São Salvador, atraindo curiosos. À tarde, a oficina "Corpo Cômico" trabalhou o movimento dos atores. As atividades fazem parte da programação de 50 anos do Teatro de Bolso.
A oficina "Criação de dispositivos de gênero e permitividade" começou às 10h e foi ministrada pelos estudantes da UniRio, Aron Costa e Brian Silva. Mais de 20 pessoas participaram dos exercícios que tinham como objetivo trabalhar o contato e percepção entre os participantes. Em uma das tarefas, o grupo deixou o teatro e foi às ruas onde pôde sentir a receptividade do meio externo. Na Praça São Salvador, eles realizaram outras atividades que atraíram olhares curiosos de quem passava pelo local. Na parte da tarde, das 14h às 17h, a oficina "Corpo Cômico" trabalhou postura em palco e o movimento expressivo.
À noite, as cinco cenas apresentadas por estudantes da UniRio divertiram e chamaram a atenção do público, que aplaudiu de pé muitas as encenações. As cenas da noite foram: "Julieta, voz e violão", "Brihana, a poetisa", "Longe do armário", "Manifesto Falo pela minha Diferença ou A vida é como se me batessem com ela", e "Dois homens e um dinheiro".
— Estamos encerrando mais um intercâmbio e só temos a agradecer a equipe do Teatro de Bolso e a todas pessoas que compareceram nesses quatros dias de evento. Sem dúvidas foi uma experiência bem legal e positiva — disse o estudante Heitor Mota, um dos 9 integrantes responsáveis pelo projeto.
O Intercâmbio UniRio é um projeto de extensão que visa fomentar a cultura e a troca de experiências vividas através do teatro. Nesta edição realizada em Campos, além das cenas produzidas na UniRio, também houve a participação de cenas convidadas do curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da Companhia de Teatro Persona.
Ao final do evento, o diretor do Teatro de Bolso, Fernando Rossi, fez a entrega de certificados para os integrantes do Intercâmbio UniRio e aos estudantes que ministraram as oficinas, assim como para os participantes da mesa de debates realizado no primeiro dia de evento. "Foram quatro dias incríveis de muita troca de experiências e ficamos muito satisfeitos em poder receber um evento como este", declarou ao ressaltar que a programação dos 50 anos do Teatro de Bolso segue até o primeiro final de semana de maio.
Programação — No próximo dia 25, às 20h, terá performance poética musical Sax Blues Poesia com Artur Gomes, Álvaro Manhães, Dalton Freire e Reubes Pess; dia 27, às 20h, leitura dramatizada, por atores da região, de “O Mangue” de Osório Peixoto e bate-papo com a jornalista Silvia Salgado; e fechando o mês, nos dias 28 e 29, tem o coral “A Ópera do Samba”, respectivamente, às 18h30 e 20h.