A Emergência Pediátrica do Hospital Geral de Guarus (HGG) ganhará um novo espaço. Arquitetos da secretaria municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana se reuniram, na sexta (20), com a presidência e equipe técnica da Fundação Municipal de Saúde e com a superintendência do HGG para definir mais um passo do projeto de readequação da ala a ser utilizada. Com a mudança, os pacientes pediátricos poderão contar com uma estrutura mais confortável e a Prefeitura acatará uma recomendação do Ministério Público Estadual feita desde 2013.
Segundo a presidente da FMS, Renata Juncá, o novo espaço ainda atenderá as orientações do Ministério da Saúde.
— Existe uma diretriz do Estatuto da Criança e do Adolescente que determina que a emergência pediátrica deve estar separada da emergência de adulto. Além de fazer a separação das emergências, o novo espaço também desafogará os atendimentos — explicou.
O superintendente do HGG, Guilherme Ribeiro Rangel, destacou também que a nova emergência trará mais conforto aos pacientes. "Além de cumprir uma determinação do Ministério Público, que se arrasta há anos, vamos separar as emergências por questão de segurança e conforto. Hoje estamos ponderando os últimos detalhes do que precisa ser readequado para fazermos a mudança da emergência pediátrica", comentou.
De acordo com a diretora jurídica da FMS, Jariny Azevedo, o Ministério Público Estadual abriu um inquérito civil público em 2013, após uma denúncia, que gerou uma ação civil pública. "Com a ação civil pública foi recomendada a readequação da emergência. Em 2015 chegou a ser feita a enfermaria pediátrica e, posteriormente, começou a obra da nova emergência, que foi paralisada. E agora, damos a celeridade necessária para cumprir com o determinado", ressaltou.