Notícia no detalhe
Assembléia discute implantação da Delegacia da Criança
A necessidade de instalar em Campos uma Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) será o principal tema da assembléia que será realizada nesta terça-feira (9), a partir das 14h, no auditório Miguel Ramalho, do Instituto Federal Fluminense (IFF). Segundo o presidente do Conselho Municipal de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA), Mário Lopes, foram convidados representantes das polícias civil e militar, Ministério Público Estadual (MPE) e Ministério Público da Infância e Juvetude dos nove municípios que compõem a Região Norte Fluminense.
Mário informou que a reivindicação é fundamentada em deliberação gerada nas conferências municipal, regional, estadual e federal, que apontaram para cidades com mais de 150 mil habitantes terem DPCAs. “Campos servirá como pólo para o atendimento. O município vai oferecer as instalações físicas e espera que o estado instale aqui a DPCA com as equipes de profissionais especializados no atendimento às crianças e aos adolescentes”, explicou.
De acordo com o presidente do DPCA , a assembléia desta terça-feira deve deliberar um manifesto de Campos pela criação da DPCA a partir de um abaixo assinado. “Esperamos obter no mínimo, 100 mil assinaturas, ainda este ano. Mas para isso, contamos com o apoio de todos os órgãos de proteção à criação e ao adolescente, como conselhos tutelares de toda região, os órgãos da prefeitura e escolas. Vamos montar barracas no calçadão do Centro de Campos”, disse.
O presidente adiantou que quando chegar ao número esperado de assinaturas, o abaixo assinado será protocolado nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo e na Secretaria de Estado de Segurança Pública. “Queremos mostrar ao governo do Estado a importância desta delegacia para a região, para frear os altos índices de violência contra crianças e adolescentes e punir os criminosos”, afirmou.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/06/2025 21:00:32 Prefeito Wladimir Garotinho prestigia penúltimo dia da 12ª Bienal do Livro
- 07/06/2025 19:34:37 MV Bill fala de preconceito, superação e incentivo à arte na 12ª Bienal do Livro
- 07/06/2025 18:00:30 Transporte Universitário: recadastramento e cadastros a partir de terça
- 07/06/2025 17:41:42 CredLivro para profissionais da rede municipal até 11h deste domingo na Bienal
- 07/06/2025 15:21:07 Unidades do CRAS recebem equipamentos eletrônicos
Prefeito Wladimir Garotinho prestigia penúltimo dia da 12ª Bienal do Livro
0706 19h34MV Bill fala de preconceito, superação e incentivo à arte na 12ª Bienal do Livro
0706 18h00Transporte Universitário: recadastramento e cadastros a partir de terça
0706 17h41CredLivro para profissionais da rede municipal até 11h deste domingo na Bienal
0706 15h21Unidades do CRAS recebem equipamentos eletrônicos
12ª Bienal do Livro de Campos: Estrutura no Cepop entra na fase final de montagem
2Cepop: Domingo de muitas atrações na 12ª Bienal do Livro de Campos
312ª Bienal do Livro de Campos será lançada nesta quarta no Teatro de Bolso
4Bienal no Cepop: Editoras e livrarias já estão com os livros prontos para a feira
5Programação da 12ª Bienal do Livro de Campos lançada no Teatro de Bolso
6Rock Goitacá 2025 acontecerá nos dias 24 e 25, no Jardim do Liceu