Notícia no detalhe
Alunos de duas escolas municipais participam de projeto de oratória
O programa é idealizado pela JCI Brasil, associação mundial que tem como um dos projetos o desenvolvimento do dom da oratória em jovens e adultos.
Em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, a JCI Brasil (Câmara Júnior Internacional) de Campos promoveu o lançamento do concurso de Oratória nas Escolas, nesta quarta-feira (2), na Escola Municipal Olavo Alves Saldanha Filho, em Boa Vista. Duas unidades escolares foram escolhidas esse ano. A próxima que receberá o projeto será a Escola Professora Olga Linhares Correa, no Jardim Carioca, nesta sexta.
Em 2018, o tema do concurso é hanseníase. O objetivo é conscientizar as pessoas e combater a discriminação que afeta os portadores dessa doença. A iniciativa da JCI busca conscientizar acerca do tratamento da enfermidade visando sua erradicação.
Em um pátio com aproximadamente 100 alunos, a diretora de capacitação e concurso da JCI, e coordenadora do Projeto Oratória nas Escolas, Junielly Maia, junto com os membros e colaboradores da JCI Campos, falou das expectativas acerca do concurso que acontece pela primeira vez em Campos. “Com o lançamento do projeto Oratória nas Escolas 2018, nosso objetivo é tentar impactar o maior número de jovens possível para que eles possam se desenvolver como pessoa na oratória e também envolver toda a escola e comunidade”.
Doutor Edilbert Pellegrini, coordenador do Programa Municipal de Hanseníase, capacitou os membros da JCI e está organizando a capacitação para as escolas com os profissionais da Educação. Duas técnicas de enfermagem do programa municipal explicaram aos alunos as formas de transmissão da doença e o tratamento.
Participarão do concurso alunos do 8º e 9º anos. Junto com os professores, eles terão o apoio dos membros da JCI durante todo o processo que deve durar 45 dias entre encontros e treinamentos em oratória.
O concurso será disputado em duas etapas. A primeira, interna, onde todos os alunos fazem uma redação sobre o tema unificado e serão selecionados 15 textos de cada escola, que serão transformados em discurso para um campeonato interno, onde os três melhores de cada escola serão selecionados para a disputa municipal, segunda fase.
O vencedor da disputa Municipal será premiado com uma viagem a Curitiba para disputar o Campeonato Regional de Oratória representando Campos, durante o Encontro Regional da JCI. Caso vença o campeonato regional, o aluno irá representar Campos no Campeonato Nacional de Oratória da JCI, que ocorrerá em outubro, durante a Convenção Nacional em Chapecó, Santa Catarina.
Para a diretora da EM Olavo Alves Saldanha Filho, Renata Freitas, é uma honra estar entre as unidades de ensino municipal escolhida para participar do projeto. “Temos alunos com muita capacidade para participar e ser campeão. Os alunos serão cobrados para dar o melhor, pois conhecemos a capacidade de cada um”.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















