Notícia no detalhe
Concurso de Oratória visita segunda escola municipal
Proposto em parceria pela JCI Brasil com Smece e SMS, projeto esteve nesta sexta-feira (4), a Escola Municipal Professora Olga Linhares Correa.
A JCI Brasil (Câmara Júnior Internacional) realizou nesta sexta-feira (4), a primeira visita à Escola Municipal Professora Olga Linhares Correa, em apresentação do Concurso de Oratória nas Escolas deste ano. Promovido em Campos em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Smece) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o projeto foi lançado nesta semana, e atinge cerca de 160 alunos, entre duas unidades escolares selecionadas. A Escola Municipal Olavo Alves Saldanha Filho, em Boa Vista, recebeu a abertura da iniciativa, na última quarta-feira (2).
O projeto tem como objetivo oferecer aos contemplados — alunos de 8º e 9º ano — a oportunidade de conhecimento, reflexão e conscientização sobre responsabilidade e compromisso de cada indivíduo em relação aos problemas sociais, ambientais e educacionais, em quatro níveis: local, regional, nacional e mundial.
— Acreditamos que com esta iniciativa, jovens estudantes poderão formar uma consciência crítica em relação a estes problemas. Será possível também, estimular a prática de falar em público, competência que julgamos necessária para se diferenciar no mercado de trabalho nos dias atuais — pontuou a diretora de capacitação e concurso da JCI, e coordenadora do Projeto Oratória nas Escolas, Junielly Maia.
O tema levado este ano aos alunos é a hanseníase. O assunto é explicado por duas técnicas de enfermagem do Programa Municipal de Hanseníase, com palestra e interação com o público, para que baseados na conversa produzam uma redação. Após esta etapa, 15 textos em cada escola são escolhidos e em seguida discursados pelos autores. Os três melhores são destacados para a disputa municipal.
A diretora da Escola Municipal Professora Olga Linhares Correa, Daniele Mothé, destacou como promoção de enriquecimento aos estudantes, a presença do JCI Brasil nas escolas.
— É muito gratificante receber um projeto tão positivo e que realiza um trabalho significativo em todo o país e pelo mundo. Temos alunos muito dedicados e de muita capacidade. Tenho a convicção de que isso trará a eles um benefício enorme não somente em oratória, mas em seu interior, adquirindo através dos membros da JCI Brasil, crescimento e aprendizado com relação a doação, colaboração e participação, fatores de suma importância para o desenvolvimento de cada um deles — declarou.
Entre as etapas, o concurso terá duração de 45 dias, promovendo um total de cinco visitas a cada unidade escolar, promovendo ações voltadas à oratória. O vencedor desta competição representa a cidade Campeonato Regional de Oratória, em Curitiba. Uma nova conquista nesta oportunidade promove a classificação ao Campeonato Nacional de Oratória da JCI, realizado em Chapecó, no mês de outubro.
Últimas Notícias adicionadas
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira