Notícia no detalhe
Parceria visa fomento do artesanato produzido em Campos
Secretaria de Estado de Turismo e Codemca realizaram visita técnica à Oficina Arte Cerâmica Caminhos de Barro, que funciona na Uenf.
A subsecretária adjunta de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora do Programa Estadual de Artesanato, Nea Mariozz, esteve na Oficina Arte Cerâmica Caminhos de Barro, que funciona na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), nesta terça-feira (8). A visita faz parte da parceria firmada com a Prefeitura de Campos e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) que está cadastrando artesãos locais no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições devem ser feitas presencialmente no Museu Histórico de Campos e terminam nesta quarta-feira (9), às 16h.
A visita técnica foi acompanhada do presidente e vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Vinicius Vieira e Marcel Cardoso, respectivamente. Além do diretor de projetos da Superintendência de Igualdade Racial (Supir), Diogo Lima. A equipe foi recebida, ainda, pelo chefe de gabinete da Uenf, Raul Palacio.
O Programa coloca em prática ações que visam o empreendedorismo para os artesãos, além de identificar a técnica utilizada pelos inscritos.
— Temos em Campos artesãos de alto nível. A Codemca pretende contribuir junto com a Secretaria estadual de Turismo para que essa atividade ganhe o mundo, além de fortalecer a economia do município. Vamos fomentar e dar visibilidade maior e melhor aos nossos artesãos — disse Vinicius Vieira.
Nea Mariozz explicou para os artesãos da Oficina Caminhos de Barro, a importância do artesanato. “A peça de vocês pode levar o nome do município além das fronteiras. Com o apoio do poder público, as portas podem se abrir e este produtos estarão nas prateleiras do mundo. O artesanato está tendo visibilidade grande, aproveitem esse momento, o apoio que estamos trazendo e divulguem a arte que é feita por vocês para fomentar a economia do município onde vocês vivem”, analisa Nea.
Uma equipe do Programa foi até a Oficina que funciona na Uenf para realizar o cadastramento dos artesãos. Além de oferecer a carteira profissional, o Programa traz parcerias aos artesãos se tornando uma espécie de empreendimento. “Além da carteira, que é a identidade dos artesãos, trazemos parcerias, com o Sebrae, Agência Estadual de Fomento (AgeRio), descontos nos materiais, que com a carteira profissional, podem comprar por preço de atacado. Esse é o legado, fazer com que os artesãos se tornem empreendedores”, explicou Nea.
Para o cadastramento, é necessário levar uma foto 3x4 recente, cópias do comprovante de residência, além dos documentos de identificação padrão (RG e CPF). O artesão deverá apresentar produtos finalizados com até três técnicas diferentes e um inacabado para finalização no local. O artesão que não levar algum desses itens não poderá ser atendido. Quem se inscreveu, antes de 2015, precisa atualizar seus dados, levando a documentação necessária.
Últimas Notícias adicionadas
- 31/10/2025 16:58:36 Prefeito visita obra de ampliação do pronto-socorro do HFM antes de inauguração
- 31/10/2025 12:21:28 Meia Noite no Museu: Pulseiras de acesso ao evento podem ser retiradas nesta sexta
- 31/10/2025 12:05:31 Hospital São José recebe Lions Clube Campos para distribuição de brinquedos
- 31/10/2025 11:54:32 Saúde avalia resultados da série histórica de indicadores e define metas
- 31/10/2025 10:50:40 Reinauguração do Palácio da Cultura marca novo ciclo para a arte em Campos
Prefeito visita obra de ampliação do pronto-socorro do HFM antes de inauguração
3110 12h21Meia Noite no Museu: Pulseiras de acesso ao evento podem ser retiradas nesta sexta
3110 12h05Hospital São José recebe Lions Clube Campos para distribuição de brinquedos
3110 11h54Saúde avalia resultados da série histórica de indicadores e define metas
3110 10h08Limpeza Pública com equipes atuando no entorno de cemitérios para Dia de Finados
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















