Notícia no detalhe
História e diversidade em debate neste mês de maio no Museu
Nesta quinta-feira (10), no Museu Histórico de Campos, acontece a Mesa “130 anos de Abolição e Permanência do Racismo”. Outros eventos ao longo do mês abordam cultura negra e campista.
O mês de maio vai contar com uma extensa programação de palestras, mesas redondas e oficinas sobre história e diversidade cultural. Os eventos são organizados pela Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através das coordenações de Ciências Humanas e de Diversidade. As palestras são voltadas para professores da rede, mas abertas a comunidade escolar e acadêmica em geral.
Nesta quinta-feira (10), no Museu Histórico de Campos, acontece a Mesa de Debate “130 anos de Abolição e Permanência do Racismo” com os historiadores Rafaela Machado (Arquivo Municipal), Sérgio Risso (Neabi-Iff Campos), Clareth Reis (Neabi-Uenf). O evento acontece das 18h às 22h e os interessados podem se inscrever pelo email: cienciashumanas.smece@gmail.com, informando nome, identidade, telefone e, caso professor da rede municipal, matrícula e unidade escolar.
Curso de Campos — De 17 a 25 de maio, também no Museu, a partir das 18h30, será realizada a 15ª edição do curso Campos: Identidades, Memórias e Histórias. São apenas 100 vagas disponíveis. A inscrição será feita seguindo o mesmo procedimento do evento anterior. A abertura, no dia 17, contará com uma palestra da professora Marluce Guimarães com o tema “Campos: Diálogo Histórico-literários (Lendas)” e com uma oficina sobre o Ururau da Lapa.
No dia 23, será a vez do professor Joel Ferreira Mello falar sobre “Cerne em sede: Poesia Reunida”, dentro do espaço Campos: Diálogo Histórico-literários. No dia 24, o professor Carlos Eugênio Soares debaterá o tema “A Visita do Imperador”, também no espaço Campos: Diálogo Histórico-literários. Por fim, no dia 25, o mesmo professor ministrará uma aula de campo no Centro Histórico.
— O curso sobre Campos acontece em duas edições por ano. O objetivo é garantir educação patrimonial e noção de pertencimento ao professor para que ele seja um multiplicador desta perspectiva. Ninguém ama o que não conhece — explica Carmem Eugênia Sampaio, coordenadora de Diversidade da Smece e organizadora do curso.
Cultura Negra — Outro evento que debaterá a cultura negra, dentro das comemorações do mês da abolição da escravidão brasileira, será “Comunidades Negras do Norte Fluminense: Cultura e Resistência”, que acontece no dia 21, das 8h às 12h, na Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle) da Câmara Municipal de Campos. A palestra será ministrada por Tarianne da Silva Bertoza, que também ministrará uma oficina sobre confecção de boneca Abayomi. Inscrições através do email fundamental25smece@gmail.com.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















