Recepcionado por centenas de alunos, o prefeito Rafael Diniz inaugurou nesta quinta-feira (10) a reforma do Ciep Municipalizado Wilson Batista, no Parque Guarus. A unidade, a 10ª reformada desde o ano passado, e que atende mais de 1.500 estudantes, estava há quase 7 anos, desde que o município começou a usar o espaço, sem receber nenhuma melhoria. O Ciep passou por uma reforma geral, realizada pelo departamento de Infraestrutura da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Um prédio anexo foi construído para abrigar os 190 alunos da Educação Infantil, a biblioteca e o laboratório de informática foram reabertos, a escola ganhou ainda uma sala multimídia e mobiliários novos, como ventiladores, bebedouros e carteiras.
— É com muita alegria que entregamos hoje esse espaço transformado e preparado para melhor atender vocês. Esta escola é um exemplo de que como com coragem, vontade e certeza do que se quer a gente vai longe. A nossa rede tem 239 escolas, são muitas unidades precisando de melhores condições e vamos atender todas, infelizmente não na velocidade que gostaríamos. Entretanto, o que nos falta de recursos nos sobra de disposição — afirma Rafael Diniz.
A inauguração contou com um coral de alunos cantando o Hino Nacional. O Hino a Campos foi entoado pela cantora Cris Raquel. Na sequência, os convidados assistiram à apresentação da banda do Centro Educacional 29 de Maio, a uma performance de contação de história com o grupo GOTTA - composto por estudantes da rede municipal - e uma roda de capoeira, realizada pelos integrantes do projeto realizado dentro da unidade.
A escola passou por reparos elétricos e hidráulicos, pintura, troca de portas, manutenção de janelas, reforma de banheiros, vestiário. “Nada disso seria possível sem a garra da nossa equipe e de toda comunidade escolar. Com muito esforço, mesmo com poucos recursos, conseguiremos transformar a nossa educação e reerguer o município”, ressalta o secretário de Educação, Brand Arenari.
Muito grata e emocionada, a diretora Célia Maria Ferreira frisou que aquele era um momento ímpar para a escola. “Sabemos do trabalho que é reformar um Ciep. É muito grande e caro, por isso ficamos tantos anos deixados de lado. Mas, mesmo com a crise, o prefeito e a equipe da secretaria de Educação se sensibilizaram com a nossa situação e o resultado é esse. Agora poderemos desenvolver melhor nossos projetos, temos uma área pra educação infantil, pensada e construída para eles. Isso tudo elevará a qualidade da nossa educação e quero que sirva para mudar esta mentalidade que muitos têm de que Ciep é depósito de alunos. Aqui nós ensinamos. Nossa escola é viva. Queremos tirar crianças da marginalidade e colocá-las no caminho da educação de verdade”, pontua.
A escola recebeu ainda o Projeto Escola Verde, da Smece, e agora conta com pomar e horta orgânica.
Escola em Ação - Durante a inauguração ocorreu ainda o lançamento do Projeto Escola em Ação, da Smece, em parceria com a Fundação Municipal de Infância e Juventude (FMIJ), secretaria de Saúde, superintendência de Trabalho em Renda, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Uniflu. Uma série de atividades foi realizada no local. O projeto tem o objetivo de integrar toda comunidade escolar, reunindo, em um único evento, diversas ações recreativas, pedagógicas, de promoção da cidadania, da saúde e de preservação do meio ambiente.
Foram reformadas desde o ano passado, as seguintes unidades da rede municipal de ensino: Escola Municipal Sérgio Lilico Paes da Silva; Escola Municipal Lídia de Leitão Albernaz; Escola Municipal Creche Aldeia; Creche Souza Mota; Creche Professora Joelma Figueiredo de Souza; Escola Municipal Rotary I; Lions I; Escola Municipal Prisco de Almeida, no Parque Calabouço; Escola Municipal José do Patrocínio, na Penha. Além da Creche do Parque Prazeres que foi para sede nova.