A concretização de uma parceria inédita e histórica para os estudantes do município. Assim pode ser resumida a aula inaugural dos cursos profissionalizantes para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal, que serão realizados no campus Guarus do Instituto Federal Fluminense (IFF). O evento, na noite desta quinta-feira (10), contou com a presença do prefeito Rafael Diniz; do reitor do IFF Campos, Jefferson Manhães; do secretário de Educação, Brand Arenari; do diretor do IFF-Guarus, Christiano Carvalho; do presidente da Câmara Municipal, Marcão Gomes, além dos estudantes e professores de ambas as redes de ensino.
Através da parceria, iniciada em 2017, os alunos da nona fase da EJA municipal, selecionados para os cursos, concluirão o ensino fundamental já qualificados para o mercado de trabalho. As primeiras formações ofertadas são para Balconista de Farmácia e Operador de Computadores. Ambos os cursos têm carga horária de 160 horas. Ainda está previsto de ser aberto o edital de mais uma formação: Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, este com uma carga horária maior.
— Hoje começamos o dia inaugurando a reforma de uma das nossas maiores escolas e estamos encerrando com este projeto educacional tão importante. A parceria com as universidades sempre foi um desejo e uma bandeira nossa, por sabermos que não existe caminho sólido para o desenvolvimento que não seja através da educação. E o nosso papel é não só trabalhar para transformar a nossa rede, ofertando boas escolas para os nossos alunos, mas também garantir oportunidades como esta. Agradeço muito aos profissionais do IFF por terem esta consciência coletiva, abrindo suas portas para os nossos jovens — destaca Rafael Diniz.
O pedreiro Adriano Coelho, 35 anos, é estudante da escola municipal Professora Eunícia Ferreira da Silva, no Santa Rosa, e agora do curso de Operador de Computadores do IFF, e viu no projeto a possibilidade de concretizar um sonho antigo.
— Sempre quis fazer curso nesta área e agora vi uma porta aberta para mim, uma possibilidade de conseguir um emprego melhor lá na frente. Eu conheci o IFF em uma visita que fiz com a minha escola e, desde então, quis estudar aqui. Vou agarrar esta oportunidade — frisa o futuro profissional da informática que está, por conta própria, estudando também Inglês em casa.
O reitor Jeferson Manhães agradeceu ao prefeito Rafael Diniz por acreditar na educação, buscando as universidades. “Nossos governantes precisam ter esta visão: de que a educação é a única possibilidade concreta de dar vida nova às pessoas. Há muitos atalhos para conseguir chegar a um objetivo, mas a educação é o único caminho sólido para isso. O IFF é uma instituição apaixonante, que transforma vidas e vai transformar a de vocês. Eu tenho certeza que muitos aqui se formarão e vão querer fazer um curso técnico, superior ou mestrado aqui”, afirma.
Para Brand, o projeto é uma oportunidade de resgate do futuro dos jovens da EJA. “Tem uma frase que resume bem o espírito deste projeto: ‘Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo. Mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim’. Todo aluno da EJA teve que interromper seu curso da vida escolar em algum momento por vários motivos, mas hoje, com este projeto, ele pode concluir sua formação básica já com um curso profissionalizante e começar uma nova história. A garra que vocês têm para reconstruir a vida nos inspira e motiva a continuar não medindo esforços para fazermos ainda mais pela educação de Campos”, ressalta.
O evento contou ainda com a apresentação musical dos professores e alunos do Curso de Licenciatura em Música do IFF.